A naturalidade com que nos habituamos a estar conectados à internet, por vezes, faz esquecermos que esse lugar também inclui uma série de riscos e que devemos prestar atenção a como estamos expostos. Sempre é importante lembrar que se trata de um espaço público e que as informações compartilhadas podem ser acessadas e usadas por diversas pessoas – isso inclui aquelas mal-intencionadas e criminosas.

Tomar precauções e ser consciente sobre o que compartilhamos e como interagimos online pode evitar muitos prejuízos e proteger nossa privacidade e segurança. Foi a partir desses objetivos que organizamos o presente texto na tentativa de orientar algumas boas práticas para observarmos, especialmente, nas redes sociais.

Pense bem antes de compartilhar: Muitas vezes, compartilhamos informações pessoais sem pensar nas implicações. Antes de publicar qualquer coisa online, pergunte-se se essa informação pode ser usada contra você ou comprometer sua segurança. Evite divulgar detalhes como números de telefone, endereços residenciais ou informações financeiras.

Ajuste as configurações de privacidade: Nas redes sociais, é possível controlar quem pode ver suas postagens e informações pessoais, restringindo determinadas informações. Verifique as configurações de privacidade, faça os ajustes necessários de acordo com suas preferências e tenha certeza de que apenas pessoas de confiança possam visualizar suas informações.

Seja seletivo em suas amizades e seguidores: Ao aceitar solicitações de amizade ou seguidores, leve em consideração quem são essas pessoas. Certifique-se de que você conhece e confia nelas antes de permitir que acessem suas informações pessoais. Caso perceba qualquer risco à segurança (sua ou de seus dados), bloqueie e/ou denuncie contas e usuários suspeitos.

Evite compartilhar informações sensíveis em público: Tenha cuidado ao divulgar informações pessoais, financeiras e dados confidenciais, especialmente, se estiver em conversas públicas ou grupos online. Considere que tudo que você disser e/ou escrever pode ser visualizado por um grande número de pessoas.

Mantenha suas senhas seguras: Utilize senhas fortes e únicas para suas contas online, atualize-as regularmente e guarde em local seguro essas informações. Lembre-se que o mais seguro é não compartilhar as senhas com ninguém.

O cuidado com as informações que compartilhamos online é uma responsabilidade importante e que, se negligenciada, pode trazer graves consequências (algumas podem ser irreversíveis). Permaneça vigilante em suas práticas de divulgação na internet para aproveitar a experiência online com mais tranquilidade e proteção da sua privacidade e segurança.

– Esse artigo faz parte de uma série de conteúdos produzidos pelo CIASC e a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI) para alertar quanto à segurança digital. Acompanhe nossas redes sociais e saiba como proteger seus dados!