A rapidez e facilidade de acesso à internet que as redes Wi-Fi públicas oferecem, muitas vezes, fazem com que as pessoas esqueçam os cuidados necessários para entrar nessas conexões com segurança. Redes Wi-Fi públicas são aquelas conexões “abertas” que acessamos em cafés, restaurantes, aeroportos, shoppings, ônibus, entre outros locais.

Por padrão, são redes pouco seguras, em que nossos dados e informações pessoais estão vulneráveis e em risco. Organizamos algumas sugestões de cuidados e precauções importantes para que você utilize esse recurso com mais tranquilidade e segurança.

Utilize o mínimo possível as redes abertas: Essa é a primeira dica para garantir a segurança digital. Quando não for possível evitar o acesso, prefira se conectar a redes confiáveis e que possuam criptografia forte. Procure usar redes que ofereçam criptografia WPA2 (Wi-Fi Protected Access 2), esse protocolo é mais robusto e seguro do que WEP (Wired Equivalent Privacy) e WPA (Wi-Fi Protected Access), que apresentam mais vulnerabilidades, por isso é melhor evitá-los.

Certifique-se de usar conexões seguras: Observe alguns indícios apresentados pelo navegador web: o endereço começa com https://; o desenho de um “cadeado fechado” é mostrado na barra de endereço; ao clicar sobre ele são exibidos detalhes sobre a conexão e certificado digital em uso; um recorte colorido (branco ou azul) com o nome do domínio do
site é mostrado ao lado da barra de endereço (à esquerda ou à direita); ao passar o mouse ou clicar sobre o recorte são exibidos detalhes sobre a conexão e certificado digital em uso; a barra de endereço e/ou recorte são apresentados em verde e no recorte é colocado o nome da instituição “dona” do site

Desabilite configurações de acesso automático: Evite opções que permitam a conexão automática dos seus dispositivos a redes públicas e/ou redes que você já tenha visitado. Alguém mal intencionado pode configurar uma rede com o mesmo nome de uma
rede já utilizada por você e sem saber você estará acessando essa rede falsa. Lembre-se, ainda, de apagar as redes que você visitou, essa medida ajuda a preservar a sua privacidade.

Utilize uma Rede Virtual Privada (VPN, pelo termo em inglês Virtual Private Network): A VPN cria uma conexão segura e criptografada entre o dispositivo que você está usando e a rede Wi-Fi pública. Isso impede que outras pessoas interceptem seus dados e informações pessoais. A VPN adiciona uma camada extra de segurança à sua conexão e protege sua privacidade.

Evite acessar informações sensíveis: As redes Wi-Fi públicas podem ser alvo de ataques e tornar seus dados vulneráveis, por isso, evite fazer transações bancárias, inserir senhas pessoais ou compartilhar informações confidenciais enquanto estiver nessas conexões. Aguarde para realizar essas atividades quando estiver em redes seguras e confiáveis.

Mantenha o firewall ativado: O firewall ajuda a bloquear conexões não autorizadas e proteger seu dispositivo contra invasões. Verifique as configurações do seu computador e certifique-se de que o firewall esteja funcionando corretamente.

Mantenha seu dispositivo atualizado: As atualizações de software costumam incluir correções de segurança e melhorias contra vulnerabilidades. Por isso é fundamental manter o sistema operacional, aplicativos e antivírus sempre atualizados.

Sabemos o quanto as redes Wi-Fi públicas têm papel importante para que as pessoas estejam conectadas fora do espaço doméstico e possam cumprir diferentes tarefas, pessoais ou profissionais. Tomar as precauções mencionadas é fundamental para usufruirmos da melhor maneira dos recursos que essas conexões abertas nos oferecem. Preste atenção aos seus hábitos online e coloque a segurança digital em primeiro lugar!

– Esse artigo faz parte de uma série de conteúdos produzidos pelo CIASC e a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI) para alertar quanto à segurança digital. Acompanhe nossas redes sociais e saiba como proteger seus dados!