A prática regular de trocar as senhas de acesso às contas é um hábito excelente para quem quer manter seus dados mais seguros e protegidos. Com o aumento no número de ataques online, a segurança da informação é uma preocupação bastante presente na vida das pessoas e das empresas.

Alguns serviços, inclusive, contam com o recurso de “expirar senha”. A medida obriga os usuários a atualizarem o código de acesso com uma determinada periodicidade.

Você costuma alterar suas senhas com frequência? Sabe os riscos de não executar essa ação? Nós preparamos esse conteúdo para abordar os benefícios que essa prática simples pode trazer para quem a utiliza.

Fortalecimento da segurança das contas: As senhas podem ser comprometidas de várias maneiras, como violações de dados, ataques de hackers e engenharia social. Ao alterar suas senhas com frequência, você reduz o tempo em que uma senha comprometida pode ser usada para acessar sua conta.

Prevenção contra ataques de força bruta: Esse tipo de ataque busca adivinhar senhas usando combinações aleatórias de caracteres. Ao trocar senhas regularmente, você torna os ataques de força bruta mais difíceis, pois os invasores precisarão começar do zero para adivinhar suas novas senhas.

Mitigação de riscos de vazamento de dados: Em muitos casos, vazamentos de dados ocorrem sem o conhecimento dos usuários e podem expor suas senhas. Ao trocar os códigos de acesso de forma regular, você reduz o risco de suas informações estarem disponíveis para uso indevido em casos de vazamentos.

Proteção contra reutilização de senhas: Além de atualizar as senhas com frequência, é fundamental que você utilize novas combinações. Muitas pessoas tendem a reutilizar senhas em várias contas online. No entanto, se uma senha for comprometida, todas as contas que a utilizam estarão em risco.

Melhores práticas para trocar senhas

Ao criar novas senhas, certifique-se de que sejam complexas e difíceis de adivinhar. Elas devem incluir uma combinação de letras maiúsculas e minúsculas, números e caracteres especiais.

Evite usar sequências óbvias de caracteres, como “123456” ou “abcdef”, ou informações pessoais óbvias, como datas de nascimento ou nomes de familiares. Esses formatos são facilmente identificados por invasores.

Utilizar gerenciadores de senhas também pode contribuir. Essas ferramentas ajudam a criar senhas complexas e as armazenam de forma segura, sem que seja necessário memorizar todas.

Outra sugestão óbvia, mas que precisamos reforçar é: guarde suas senhas em locais seguros para que não sejam descobertas. De nada adianta seguir todos os protocolos de segurança e deixar as informações das senhas em um lugar de fácil acesso para hackers e potenciais invasores.

Alterar senhas regularmente é uma estratégia online para redes sociais, bancos, e-mails, compras e muitos sistemas que exigem informações pessoais, profissionais e/ou financeiras, entre outros dados. Apesar de não haver uma orientação rígida dos especialistas em segurança quanto à frequência exata da troca de senha, não é interessante ficar anos com o mesmo código de acesso e sempre que houver risco de descoberta ou violação da senha, ela deve ser alterada imediatamente.

– Esse artigo faz parte de uma série de conteúdos produzidos pelo CIASC e a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI) para alertar quanto à segurança digital. Acompanhe nossas redes sociais e saiba como proteger seus dados!