Veja o artigo no Linkedin.

O serviço de computação em nuvem, ou cloud computing, consiste em um ambiente online para armazenar todo tipo de informação digital, desde simples arquivos, até softwares completos, conteúdos e ferramentas via internet. Entre as principais características, estão a mobilidade, flexibilidade e agilidade no provisionamento de recursos, armazenamento e processamento de grande volume de dados, acesso a tecnologias inovadoras (por exemplo, Big Data, Internet das Coisas e Machine Learning), entre outras. 

A segurança também é um dos elementos-chave. Em geral, todos os grandes provedores de nuvem possuem as principais certificações de segurança do mercado. A tecnologia pode representar, ainda, redução de custos, porque os investimentos estão associados ao uso e à rapidez na entrega dos recursos e, com a escalabilidade, é possível redimensionar os recursos em nuvem com poucos clicks de mouse. Os recursos solicitados são alocados em poucos minutos, e todos os serviços podem ser acessados remotamente, pela internet, de qualquer lugar, a qualquer hora, com qualquer dispositivo conectado, não havendo necessidade de downloads ou instalação de programas.

Após um período de expansão e consolidação dos serviços de nuvem, situação que vem acontecendo desde meados da década passada, estamos vivendo um novo momento acelerado de migração para a nuvem. Essa aceleração foi motivada, principalmente, pela pandemia, em que muitas empresas modificaram a sua forma de trabalho e sentiram, ainda mais, a necessidade de avanços imediatos no processo de transformação digital.

O cenário da pandemia de Covid-19 foi um dos fatores responsáveis por impulsionar as empresas a buscar soluções de computação em nuvem, especialmente, em virtude das exigências de distanciamento social e realização de atividades não presenciais. A transformação digital acelerada e o grande volume de dados que temos hoje exigem tecnologias que suportem essas demandas.

 

E, afinal, o que oferece a computação em nuvem?

Quando falamos em computação em nuvem, estamos nos referindo a um data center que não está fisicamente em nossa empresa. O acesso é feito pela internet a partir de dispositivos diversos.

Basicamente, existem três classificações de nuvem, que se referem a formas diferentes de implementar a infraestrutura e as aplicações da tecnologia. De acordo com as características de cada tipo, as instituições vislumbram qual é o modelo mais apropriado para suas necessidades.

Algumas empresas utilizam como estratégia dividir dados em nuvens diferentes, justamente, para obter os benefícios e recursos de ambas.

Ainda, existem diferentes modelos baseados na arquitetura de serviços: 

 

As soluções em nuvem que o CIASC disponibiliza

Há mais de dez anos, o Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (CIASC) entrega serviços de virtualização, e a empresa vem evoluindo para a nuvem, avançando nesse processo pela otimização do hardware para rodar muitos servidores virtuais. A solução de virtualização de servidores da empresa é a base para serviços de nuvem pública, privada e híbrida.

Com o Data Center, oferecemos um ambiente controlado para armazenar e processar os mais importantes sistemas e base de dados governamentais, garantindo alta disponibilidade e segurança 24 horas por dia. Também, fornecemos infraestrutura e profissionais para gerenciar servidores físicos e virtuais, sistemas e banco de dados, e realizamos o suporte, monitoramento, gerenciamento e backup.

A solução CIASC VPS – Servidor Virtual Privado na Nuvem de Governo oferece infraestrutura de nuvem privada de alto desempenho, um serviço de ponta, moderno e seguro, hospedagem que pode ser gerenciada, com mais possibilidades de customização e flexibilidade, suporte técnico e gerenciamento (especializado, principalmente, em instituições de governo).

Além disso, o CIASC tem firmado parcerias integradas com empresas de referência para disponibilizar produtos para a nuvem híbrida e, no final do ano passado, a empresa assinou um protocolo de intenções para lançamento de edital que promete reduzir os custos para uso de computação em nuvem na administração pública. O documento partiu de uma articulação entre doze instituições brasileiras de tecnologia, companhias de processamento de dados governamentais que fazem parte da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (ABEP-TIC), que se reuniram para, em conjunto, buscar preços melhores e contratar serviços na nuvem.

———–

Laércio Bremmer – Coordenador de Ambiente Operacional da Gerência de Data Center (GEDAT) do CIASC

Tabita Strassburger – Jornalista. Doutora em Comunicação e Informação. Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC), no Programa de Pesquisa e Implantação de Sistema de Inovação do CIASC. Contato: tabita@ciasc.sc.gov.br