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CIASC e SCTI integram mais de 500 serviços aos cidadãos com o app SC Fácil

Os cidadãos catarinenses passam a contar com uma nova ferramenta digital que centraliza em um único ambiente o acesso a mais de 500 serviços públicos estaduais, o aplicativo SC Fácil. O projeto é fruto da parceria entre o Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (CIASC) e a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI), dentro da estratégia de Governo Digital liderada pela pasta.

“O Estado tem que facilitar a vida do cidadão, que tem pressa pra resolver os problemas. Com o SC Fácil as pessoas vão conseguir acessar serviços estaduais só com o celular. É muito mais prático, mais rápido, sem burocracias, como a gente acredita que deve ser”, ressaltou o governador Jorginho Mello durante o lançamento do app.

O presidente do CIASC, Gustavo Madeira da Silveira, destacou que “O SC Fácil é uma solução prevista no plano de Governo do governador Jorginho Mello. Esse aplicativo tem uma função estratégica e demonstra a competência técnica do CIASC. Nossa equipe já possui experiência no desenvolvimento de soluções digitais utilizadas em diversos órgãos, como registros de boletins de ocorrência e serviços relacionados ao trânsito. Essa curva de aprendizagem do time possibilitou esta entrega de grande relevância”.

Com interface intuitiva e integração ao login Gov.BR, o SC Fácil permite que qualquer cidadão acesse de forma rápida e segura serviços como emissão de documentos, agendamentos, consultas de processos e outros atendimentos, diretamente pelo celular.

“O SC Fácil é mais do que uma plataforma digital, é uma mudança de cultura na gestão pública. Cada funcionalidade foi desenhada com um único objetivo: facilitar a vida do cidadão. Estamos promovendo uma transformação que economiza tempo, elimina burocracias e torna o acesso aos serviços públicos mais transparente e ágil” destacou Edgard Usuy, secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Segundo Rodrigo Furtado, líder da equipe responsável pelo projeto, “o SC Fácil nasceu a partir do Portal de Serviços ao Cidadão, que o CIASC mantém há cerca de cinco anos e que já reúne centenas de serviços digitais. Agora, com o aplicativo, ampliamos a acessibilidade e oferecemos ao cidadão a possibilidade de ter tudo na palma da mão”.

Além dos serviços tradicionais da administração estadual, o aplicativo também incorpora funcionalidades de empresas como Celesc e Casan, ampliando o escopo de atendimento.

“A ideia do SC Fácil é centralizar a experiência do cidadão. Em vez de instalar vários aplicativos, ele consegue resolver tudo em um só, com acesso via gov.br. Nesta primeira fase, por exemplo, já firmamos parceria com a Celesc, permitindo a emissão da segunda via da fatura de energia em poucos cliques. A meta é expandir a integração para outros órgãos e empresas, oferecendo cada vez mais comodidade”, ressaltou Francisco Hillesheim, analista de sistemas do CIASC e integrante da equipe de desenvolvimento.

Para a vice-presidente de Tecnologia do CIASC, Cristina Orthmann, o lançamento reafirma o compromisso da instituição com a inovação. “Nosso propósito é aproximar ainda mais o governo do cidadão por meio da tecnologia”, disse.

O SC Fácil já está disponível para download gratuito nas lojas digitais, compatível com dispositivos Android e iOS. A plataforma (https://facil.sc.gov.br/) também pode ser acessada via navegador em computadores e tablets, com interface responsiva e login realizado por meio de conta Gov.BR.

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