O Prêmio e-Gov reconhece os melhores cases dos profissionais do setor público.

A 17ª edição do Prêmio Excelência em Governo Eletrônico (e-Gov) abre as inscrições para quem atua no serviço público ou na administração pública e tem algum case de TIC que se converte em benefícios para o cidadão. Realizado anualmente, o Prêmio e-Gov tem como objetivos incentivar e disseminar as soluções de governo eletrônico que além de modernizarem a gestão pública, geram impacto direto na vida dos brasileiros.

A premiação sempre acontece no SECOP (Seminário Nacional de TIC para Gestão Pública), uma iniciativa da ABEP (Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação).
O evento este ano será realizado entre os dias 8 e 10 de agosto, em Florianópolis (SC). Todos os finalistas vão ao SECOP com todas as despesas pagas.

Além da oportunidade de expor o seu case e ser reconhecido por todo o Brasil, o grande vencedor ainda ganha R$ 10 mil e a oportunidade de palestrar para todos os participantes do SECOP 2018. As inscrições vão até o dia 30/05. Para conferir o regulamento e mais informações, acesse www.premioegov.org.br.


A solenidade ocorreu no Centro de Atenção Integral à Criança (CAIC) Irmã Dulce/Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Aline Giovana Schmidt, Bairro Guarujá, Lages/SC.
 
 A INFOVIA SC está com aproximadamente 1.400km de cabeamento óptico e hoje com a adesão do município de Lages a infovia está sendo expandida em mais de 100km. 
 
 A ordem de serviço foi assinada no aniversário de 251 anos de Lages, em 22 de novembro de 2017 e as obras duraram quatro meses. A capacidade da rede será de 4 gigabits e o projeto prevê o atendimento de 81 pontos de acesso, contemplando escolas municipais, unidades básicas de saúde, secretarias municipais e outros órgãos públicos, foram mais de R$ 2.6 milhões de investimentos por parte do Governo do Estado.
 
 
 
Fotos : Marcelo Pakinha, Prefeitura de Lages.
 
 
 
 

O artigo científico escrito por três empregados do CIASC: Cristiano Cortez da Rocha, Márcio Boufleur e Leandro Fornasier, tendo como co-autores servidores da Secretaria de Estado da Fazenda (SEF) ficou entre os cinco melhores colocado no renomado Congresso Internacional   ICEIS’2018 (The 20th International Conference on Enterprise Information Systems), realizado no final de março na Ilha da Madeira, em Portugal. 

O trabalho que ficou no top five do "Best Paper Awards" do congresso, teve como título  "  SQL Query Performance on Hadoop: An Analysis Focused on Large Databases of Brazilian Electronic Invoices",  que abordou a análise dos resultados do projeto Boa Vista, que tem por objetivo  o compartilhamento, colaboração, processamento e análise de dados qualificados com tecnologia Big Data.

Projeto Boa Vista é um dos cases de destaque do CIASC na área de big data. 

O CIASC e a Secretaria de Estado da Agricultura, lançaram ontem (14/03) a plataforma InfoAgro, a solução é baseada na plataforma de big data desenvolvida pelo CIASC. O  InfoAgro  é um conjunto de ferramentas de acesso à informação,composta por um portal público de dados abertos sobre agricultura que também conta com o apoio de um aplicativo. Além disso, também será disponibilizado um ambiente analítico de apoio à gestão com informações estratégicas de apoio à tomada de decisão, afirma o Vice-presidente de Tecnologia Ramicés dos Santos Silva.

O InfoAgro auxiliará o Governo do Estado na coleta, processamento e análise de dados do agronegócio catarinense. Segundo o secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, Moacir Sopelsa, com o aplicativo será possível visualizar a agropecuária como um todo, unindo as informações de safra e o desempenho dos programas da Secretaria da Agricultura.

O presidente do CIASC, Ivan Ranzolin, ressaltou a importância da união de diferentes áreas do Governo do Estado em prol do cidadão. “O InfoAgro irá conectar várias áreas do Governo diretamente com o cidadão. As pessoas terão os dados do agronegócio na palma da mão. Queremos que esse Sistema sirva de modelo para outras áreas do serviço público”.

Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina S.A.
Empresa vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável
Rua Murilo Andriani, 327 - Bairro Itacorubi. Florianópolis - SC - CEP 88034-902 - Fax: (48) 3664-1399