A partir desta segunda-feira, 15, estão abertas as inscrições do Hackathon #DesenvolveSC, uma competição de programação que será realizada de 16 a 18 de setembro, no Centro de Informática e Automação de Santa Catarina (Ciasc). Os interessados devem cadastras suas equipes no site www.ciasc.sc.gov.br/hackathon . “Serão aceitos somente projetos nas áreas de Desenvolvimento Econômico, Sustentabilidade e Inovação e com as equipes de, no máximo, cinco pessoas. As vagas são limitadas em vinte grupos”, conta o presidente do Ciasc, Luiz Antônio da Costa Silva. Os melhores projetos serão premiados.

O objetivo do Hackathon #DesenvolveSC é reunir programadores, designers e outros profissionais ligados ao desenvolvimento de software para uma desenvolver um projeto em benefício da população catarinense, com aplicativos que possam aproximar o cidadão do poder público. Para participar, é necessário ter mais de 18 anos e é desejável que os participantes possuam conhecimento em escrita de códigos, como fonte de programação, design de software, interfaces gráficas; desenvolvimento web, mobile e gestão de negócios.

O evento do Governo do Estado é realizado por meio do Ciasc, com parceria da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e apoio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS) e da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (Fapesc). As inscrições encerram dia 22 de agosto.

Para debater estratégias do setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), está sendo realizada a 99ª Reunião do Fórum de Diretores Administrativos e Financeiros (RFDAFs). O encontro no Hotel Intercity Premium, em Florianópolis, começou nesta quinta-feira, 4, e segue até sexta-feira, 5. “Estamos acompanhando iniciativas exitosas em vários Estados como, por exemplo, a ferramenta de monitoramento e planejamento estratégico Cahier, em funcionamento no Piauí. Em contrapartida, podemos apresentar nossos projetos de desenvolvimento e sustentação de sistemas, o Infovia SC, entre outros”, exemplifica o presidente do Centro de Informática e Automação de Santa Catarina (Ciasc), Luiz Antônio da Costa Silva.

O encontro é uma realização da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (ABEP-TIC), com apoio do Ciasc. Para a vice-presidente de Gestão da ABEP, Samira Bortolini Kill, o principal objetivo com a troca de experiências é buscar ações que gerem economia para os Estados. “Além disso, é uma oportunidade para discutir o código de conduta dos associados da ABEP e a nova lei das Estatais”, afirma.

A reunião é realizada a cada quatro meses e a próxima será em Manaus, no Seminário Nacional de TIC para Gestão Pública 2016 (Secop), em novembro.

Maratona de programação será realizada em Florianópolis, em setembro

Encontrar novos talentos e ideias que possam melhor a qualidade de vida dos catarinenses, a partir de aplicativos que melhorem as áreas de Desenvolvimento Econômico, Sustentabilidade e Inovação no relacionamento do setor público com o cidadão. Esta é a proposta do Hackathon #DesenvolveSC, uma competição de programação que será realizada de 16 a 18 de setembro, no Centro de Informática e Automação de Santa Catarina (Ciasc). “Para aqueles que têm habilidade em tecnologia, criatividade e mais de 18 anos, esta é uma chance de ser premiado, ter seu projeto valorizado e desenvolver um produto que contribua para o futuro da sociedade catarinense”, relata o presidente do Ciasc, Luiz Antônio da Costa Silva.

 

As inscrições vão de 15 até 22 de agosto no site www.ciasc.sc.gov.br/hackathon . Serão aceitos somente projetos nas áreas pré-estabelecidas e com as equipes de, no máximo, cinco pessoas. As vagas serão limitadas em vinte equipes, considerando a ordem de inscrição e a homologação nos prazos previstos. O evento do Governo do Estado é realizado por meio do Ciasc, com parceria da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e apoio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS) e da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (Fapesc).

 

“Ações conjuntas entre Governo, instituições de ensino, empresas e sociedade civil são necessárias para promover o desenvolvimento econômico de Santa Catarina. Hoje, o setor de Tecnologia da Informação e Comunicação é um dos que mais cresce no Estado e está presente em várias regiões. Queremos incentivar ainda mais o segmento e apoiar ideias inovadoras que possam beneficiar nossa sociedade”, afirma o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Carlos Chiodini.