Incentivar ideias inovadoras que aproximem o poder público dos catarinenses. Este foi o objetivo do Hackathon #DesenvolveSC, competição de programadores do Governo do Estado, em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que divulgou os resultados neste domingo, 18. O evento, realizado no Centro de Informática e Automação de Santa Catarina (Ciasc) e começou na último sexta-feira, 16.

Foto: Michelle Nunes / SDS

Já estão abertas as inscrições para a 15º edição do Prêmio e-Gov, que apresenta e reconhece as melhores iniciativas de TIC no setor público. O objetivo da premiação é incentivar o desenvolvimento de projetos e soluções de governo eletrônico na administração pública, além de divulgar ações que, com o uso da tecnologia da informação, possam oferecer benefícios aos cidadãos.

Além da visibilidade, os autores de projetos finalistas irão ao SECOP 2016 – Seminário Nacional de TIC para a Gestão Pública – com tudo pago pela ABEP – Associação Brasileira de Entidades Estaduais de TIC – (o evento será de 9 a 11 de novembro, em Manaus). E o grande vencedor, que será conhecido na abertura do SECOP, terá a oportunidade de palestrar no evento e ainda receberá R$ 10 mil em dinheiro.

Podem participar pessoas do setor público que tenham algum case de sucesso na área de TI.  São aceitos projetos nas categorias: “e-Serviços Públicos” e “e-Administração Pública”. As inscrições podem ser feitas até dia 30 de setembro, pelo site www.premioegov.org.br.

Com 23 mentores confirmados e cinco palestras, o Hackathon #DesenvolveSC será realizado entre sexta-feira, 16, e domingo, 18, no Centro de Informática e Automação de Santa Catarina (Ciasc), em Florianópolis. A competição de programação, promovida pelo Governo do Estado, tem como objetivo estreitar o relacionamento do setor público com o cidadão por meio de projetos nas áreas de Desenvolvimento Econômico, Sustentabilidade e Inovação. Os três melhores trabalhos receberão R$ 5 mil cada.

“As maratonas digitais têm sido utilizadas por grandes empresas para estimular a criatividade, o trabalho em equipe e obter soluções, trazendo excelentes resultados. Essa é a primeira maratona do Governo do Estado e estamos unindo esforços para que o evento seja um sucesso”, garante o presidente do Ciasc, Luiz Antônio da Costa Silva.

O Hackathon #DesenvolveSC é realizado por meio do Ciasc, com parceria da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e apoio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS) e da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (Fapesc).