ambiental site

O aplicativo Ambiental SC, desenvolvido pelo CIASC, já está disponível no Google Play e na Apple Store. A ideia é ajudar no trabalho de controle populacional dos javalis, especialmente nas plantações de propriedades rurais da Serra Catarinense.

A ferramenta possibilita a interação com proprietários rurais, controladores, órgãos públicos e a Polícia Militar Ambiental, e deve desburocratizar a expedição de permissões para o abate de javalis em Santa Catarina, além de fornecer dados em tempo real sobre capturas, abates, danos e visualizações dos animais.

O animal é considerado pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) como uma das cem espécies invasoras mais perigosas do mundo e causando prejuízos no meio rural. Esse é um exemplo da ação do Estado em que a Polícia Ambiental fez o estudo de caso e definiu a melhor forma de atuar, enfrentar o problema e dar à população a resposta mais eficiente e adequada.

 site

Na quinta-feira, 28/09, ocorreu no auditório do CIASC a premiação das equipes vencedoras da 2ª Edição do Hackathon #DesenvolveSC. Os premiados tiveram um prazo de 40 dias para concluir a finalização das soluções tecnológicas e ontem apresentaram o produto final. Assim encerrando a fase final do Hackathon 2017.

ivan abep site

Na quinta-feira, 28/09, às 9h, o presidente do CIASC, Ivan Ranzolin, participou do café da manhã da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (ABEP-TIC) na cidade de São Paulo. O objetivo do encontro foi lançar o projeto ABEP 2018, e apresentar os resultados do estudo sobre os impactos dos investimentos de TI no governo.

m7ytn 01.fw

O aplicativo ARESC, desenvolvido pelo CIASC e pela Agência Reguladora de Serviços Públicos de Santa Catarina (Aresc), permite que as pessoas comuniquem à Aresc vazamentos de água e esgoto em vias públicas. Inicialmente, estará habilitado para os municípios de Florianópolis, São José, Biguaçu, Antônio Carlos, Santo Amaro da Imperatriz, Paulo Lopes e Criciúma e a intenção é que os municípios de Lages, Itajaí e Balneário Camboriú recebam a funcionalidade até o final de outubro.

O objetivo do APP é contribuir com os recursos hídricos da região, evitando o desperdício de água em calçadas e ruas e proporcionando a diminuição de custos operacionais. “Se conseguirmos diminuir 15% das perdas de água do Brasil, teríamos uma economia de cerca de R$ 3 bilhões em um ano”, garante o gerente de regulação da Aresc, Silvio Cesar Rosa.

Uma vez instalado, o aplicativo já exibe a tela que contém a opção de comunicar ocorrências. O usuário precisa então selecionar a localização instantânea, por meio do GPS do celular, e cadastrar seu nome e contato telefônico. Em seguida, seleciona o tipo de ocorrência – vazamento de água ou de esgoto – e envia fotos do vazamento. Depois, a ocorrência passa pela central da ouvidoria da Aresc e chega à Casan.

O aplicativo está disponível gratuitamente para celulares com sistema operacional Android e iOS.

Painel SC ganhou Prêmio site 01

O projeto Painel SC: A democracia eletrônica como modelo de governança, ganhou o Prêmio Excelência em Governança Eletrônica de 2017, na categoria e-Serviços Públicos.

A premiação faz parte da 45ª edição do Seminário Nacional de TIC para Gestão Pública (SECOP/2017), maior evento de TI Pública do Brasil. O Prêmio e-Gov foi realizado pela 16ª vez e nessa edição foram 88 trabalhos inscritos e doze finalistas.

A plataforma Painel SC, desenvolvida pelo CIASC em conjunto com a Secretaria de Planejamento, é uma ferramenta de acompanhamento do programa Pacto por Santa Catarina, que reúne obras e aquisições para atender às principais demandas da sociedade.

O Painel SC pode ser acessado pelo link www.painelsc.sc.gov.br

Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina S.A.
Empresa vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável
Rua Murilo Andriani, 327 - Bairro Itacorubi. Florianópolis - SC - CEP 88034-902 - Fax: (48) 3664-1399