Profissionais do CIASC acompanham palestra sobre automatização de tarefas

Nesta sexta-feira, dia 7, aconteceu a palestra “Automatizando tarefas com Python” para o público interno do Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (CIASC). A atividade foi realizada em parceria com a Plataforma de Ensino Alura e teve a apresentação do desenvolvedor de Software, Guilherme Lima.

O painelista explicou as possibilidades de aplicações utilizando a linguagem Python (como Data science, Web, automação Scripting, jogos, etc.) e trouxe exemplos de utilização para a automação de tarefas. A partir de comandos e códigos para criar determinadas funcionalidades, fez testes de automação ao vivo, vinculados e não vinculados à web.

No início de sua fala, Guilherme mencionou que a automação de tarefas contribui para “melhorar a gestão de processos de negócios, identificando ações repetitivas feitas de forma manual buscando soluções de software”. E reforçou que isso permite às pessoas se preocuparem apenas com o que computador não é capaz de fazer, com aquilo que é realmente importante.

Para a realização dos exercícios, utilizou o módulo de automação em Python chamado PyAutoGUI, que permite realizar tarefas de automação da interface gráfica do utilizador (GUI, pelo nome em inglês Graphical User Interface), para ações como controlar o mouse e o teclado, preencher um formulário, localizar elementos na tela, entre outras. Ainda, explicou que essa Interface de Programação de Aplicação não funciona em aplicativos móveis e tem restrições na utilização com mais de um monitor.

A abertura e mediação do evento foi realizada pelo colega João Teles, que é analista de Recursos Humanos da Gerência de Recursos Humanos (GEREH). A palestra teve transmissão pelo YouTube do CIASC e está disponível para assistir.