Ouvidoria      Proteção de Dados     Transparência

  1. Home
  2. /
  3. NOTÍCIAS
  4. /
  5. Pesquisa da ABEP indica...

Pesquisa da ABEP indica CIASC na 2ª colocação em Nível de Maturidade SI e LGPD

O Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (CIASC) conquistou o segundo lugar no resultado geral da avaliação de maturidade do Grupo de Trabalho em Segurança da Informação (GT-SI) da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (ABEP). 

Realizada entre o final do ano passado e abril de 2021, a pesquisa considerou o nível de maturidade em Segurança da Informação (SI) e adequação à Lei Geral de Proteção aos Dados (LGPD). Em ambos, o CIASC ficou na segunda colocação e acima da média nacional, com 3,08 pontos e 2,15 pontos, respectivamente. A pontuação considera a nota mínima zero e a máxima, cinco. A média nacional foi de 2,22 em SI, e 1,49 em adequação à LGPD.

 

Gráfico da ABEP com as pontuações em Segurança da Informação (SI).

14 Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) de todas as regiões do Brasil participaram da avaliação nas questões de SI e 15 Entidades responderam à pesquisa em LGPD. Entre os critérios considerados, constam informações que medem os riscos, adoção de políticas e controles para mitigar riscos e o nível de formalização dos controles. Tais controles são previstos nas normas da família ISO 27000.

“O CIASC já vem há bastante tempo trabalhando para aumentar o nível de maturidade em segurança da informação, mas com a LGPD houve uma aceleração. Possuímos uma excelente equipe de segurança que possui muito conhecimento do assunto, um Comitê Gestor de Segurança da Informação onde os assuntos de segurança e LGPD estão sendo tratados no âmbito institucional e permeados a todos os setores da empresa. Isto tem ajudado nas etapas de adequação à LGPD que foram propostas pela consultoria Gartner. Devemos também destacar o apoio da Diretoria, dos donos dos processos e dos nossos funcionários do CIASC que têm participado ativamente das ações propostas”, reconheceu o Data Protection Officer do CIASC, Marcel Vilmar da Silva.

Gráfico da ABEP com as pontuações em Lei Geral de Proteção aos Dados (LGPD)
Relacionados

Confira algumas de nossas soluções

Pular para o conteúdo