5. Melhoria criada pelo CIASC...

Melhoria criada pelo CIASC e DETRAN-SC reduz tempo para CNH chegar às mãos do cidadão

A ferramenta desenvolvida pelo Ciasc e implementada no sistema do Detran permite que a CNH fique pronta em menor prazo

Desde que o Departamento Estadual de Trânsito de Santa Catarina (Detran-SC) voltou a atender presencialmente a população, no dia 05/05, o processo de emissão da Carteira de Habilitação (CNH) está mais rápido. Isso porque uma melhoria feita pelo Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (CIASC) agora permite que a gráfica responsável comece a impressão das habilitações sem ter de aguardar a chegada de malotes físicos que eram enviados pelas unidades regionais do Detran-SC.

Com essa mudança, Detran-SC e CIASC conseguiram reduzir o prazo que o cidadão precisa aguardar pela chegada da sua CNH. O tempo de espera para quem estava renovando o documento, por exemplo, caiu cerca de 68%, de 28 para 9 dias. Já no caso de motoristas novatos que estão tirando a CNH definitiva, o período passou de 21 para 8 dias, e para quem precisa fazer uma 2ª via da CNH, a redução foi de cerca de 18 para 7 dias, o que representa reduções próximas a 62%.

Para realizar essa mudança, o fluxo de envio de documentos foi alterado, que anteriormente consistia no envio da versão física do dos documentos relacionados ao pedido da nova CNH, que eram mandados de cada uma das Ciretrans (Circunscrição Regional de Trânsito) por malote até a gráfica responsável, que fica em Florianópolis. Agora todos os documentos são enviados em formato eletrônico das Ciretrans para a gráfica. É importante lembrar que apesar do tempo necessário para poder pegar a versão física da CNH, o motorista pode usar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito, disponível para Android e iPhone para ter acesso à CNH digital que fica disponível instantaneamente.

Agendamento para emitir nova CNH

As unidades do Detran-SC seguem funcionando com atendimento presencial exclusivamente com horários agendados online, para evitar aglomeração durante o período da pandemia do COVID-19. O serviço de agendamento online também é uma nova funcionalidade e está sendo implementada em razão da parceria entre Detran-SC e CIASC. Quem precisa apenas retirar um documento agora tem horários de agendamento separados dos demais serviços, já que o tempo necessário para isso é menor, permitindo que o cidadão que precisa apenas ir buscar sua carteira de habilitação tenha maior disponibilidade de horários. Com essa medida, a capacidade do atendimento fica otimizada.