Grupo de Trabalho de Transformação Digital com participação do CIASC é indicado a prêmio mundial de inovação

O Grupo de Trabalho para a Transformação Digital – GTD.GOV, formado por representantes de vinte vários estados brasileiros com a intenção de melhorar a oferta dos serviços públicos à população por meio da inovação e digitalização dos processos, foi indicado para o Prêmio Global para Serviços Públicos, promovido pela Apolitical- instituição renomada de apoio a governos mundiais. O CIASC- Centro de Informática e Automação de Santa Catarina integra o trabalho finalista, que depende do apoio popular para vencer, já que a escolha é feita mediante votação aberta.

Em Santa Catarina, os trabalhos de digitalização dos serviços estão avançando a passos largos. Somente neste ano, por meio do lançamento do portal de Serviços SC.GOV.BR, já se encontram totalmente em formato digital 25% dos serviços. O restante ainda depende de ao menos alguma intervenção física do solicitante. A meta é atingir 100% dos serviços digitalizados em três anos.

Outra iniciativa inovadora no Estado foi o lançamento do laboratório de inovação Nidus, que funciona em parceria com o sistema Acate para buscar soluções tecnológicas a lacunas dos mais diversos órgãos do Executivo. A Polícia Militar é a primeira instituição a integrar o projeto.

O gerente de Inovação e Serviços Corporativos do Ciasc, Leandro Fornasier, é o representante catarinense no Grupo de Transformação Digital. “Hoje todos os governos que pensam em melhorar suas entregas à população passaram a investir em novas tecnologias e na digitalização dos processos. No grupo, a atuação acontece especialmente por meio do compartilhamento de experiencias bem sucedidas entre os estados participantes”, explicou.

Na premiação, o grupo concorre a Time do Ano na categoria Digitalização de Serviços Públicos.

Como votar

Para votar no projeto do Grupo de Trabalho de Transformação Digital, é necessário aces-sar o site https://apolitical.co/digitising-public-services-award-2019/ e selecionar a op-ção Non-member: Sign up to vote, disponibilizada ao lado da iniciativa Working Group for Digital Transformation in Brazilian States and Federal District.

Ao clicar, será preciso fazer um breve cadastro na plataforma, informando nome completo, e-mail, cargo, local de trabalho e, caso queira, site da instituição de trabalho ou endereço da empresa no Linkedin. Após o preenchimento, o usuário receberá um e-mail que, ao ser confirmado, valida o voto na premiação.