Ouvidoria      Proteção de Dados     Transparência

  1. Home
  2. /
  3. NOTÍCIAS
  4. /
  5. Destaques do Secop 2008...

Destaques do Secop 2008 (IX)

Florianópolis (16/09/2008) – Pela primeira vez na história, a Região Norte do país foi palco da realização de um Seminário Nacional de Tecnologias da Informação e Comunicação. Isto aconteceu nos dias 27, 28 e 29 de agosto, em Palmas, Tocantins que sediou a edição 36º. do Secop 2008. Durante a abertura, na noite de quarta-feira (27/08), no Centro de Convenções do Parque do Povo, o presidente da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep) e também presidente do Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (Ciasc), professor Hugo César Hoeschl, disse na oportunidade que “Palmas, por sediar o principal evento nacional e internacional (Mercosul), na área de TICs para gestão pública, passou a ser durante os três dias a Capital brasileira do Governo Eletrônico.

Falou também Hoeschl, que “a escolha de Palmas para sediar o seminário foi uma virtude da filosofia dos dirigentes da Abep, que desenvolvem uma política de descentralização e democratização, nas áreas das TICs e do e-Gov”.

 

O evento realizado na Capital do mais jovem Estado da federação contou com a presença de renomados palestrantes, que debateram “as TICs como instrumento para transparência nos governos”, para um público de mais de 600 congressistas inscritos e diversos internautas conectados. Foram montados 15 estandes, realizadas 12 oficinas e 32 palestras. No Secop também funcionou a WebTV, que de forma inédita transmitiu online, pela Internet, as atividades desenvolvidas no evento.

Parabenizo, na pessoa do Ricardo Pimentel Garcia, toda a sua equipe, pelo brilhante trabalho realizado.

A palestra magna proferida pelo jornalista Gilberto Dimenstein, (A Sociedade do Conhecimento), foi muito produtiva em relação ao conteúdo da mesma, cujo objeto foi a utilização da tecnologia e a solidariedade com o foco no cidadão.

Em relação à palestra sobre o Sistema de Consulta de Preços – Cidadania e Qualidade de Vida, realizada por Orion Borba, acho de uma importância a implantação do referido sistema em todo o território nacional, haja vista a diversidade de cenários econômicos existentes no Brasil. É um sistema que certamente beneficiará a população brasileira na melhoria da qualidade de vida, representado pela economia financeira, graças às facilidades que o referido sistema oferece.

Coube também ao Coordenador de Projetos do Ciasc, Ricardo Amorim da Silva, apresentar no Secop, o Sistema Integrado de Segurança Pública. Apesar do pouco tempo disponibilizado para a apresentação, os objetivos foram atingidos, isso pôde ser constatado com o “feedback” do público local, conhecedor do assunto.

O aplicativo de votação via celular desenvolvido pelo Ciasc, também se destacou durante o Seminário. A tecnologia catarinense, possibilitou contabilizar de forma instantânea o nível de satisfação dos participantes do 36º Secop.

Como sugestão aos membros da Abep, o tempo para apresentações deveria ser disposto conforme a complexidade dos sistemas a serem apresentados, para que a compreensão dos conteúdos pelos congressistas e mesmo os palestrantes não sejam prejudicados na sua explanação.

Achei muito boa a apresentação efetuada pelo professor Cláudio Monteiro, sobre o tema TV Digital no Brasil: Tecnologia, Metas e Possibilidades. Esta iniciativa será feita no Ciasc.

Luiz Fernando Capela
Chefe de Gabinete do Ciasc

 

Relacionados

Confira algumas de nossas soluções

Pular para o conteúdo