Curso voltado à Ciência de Dados apresenta indicativos sobre a educação catarinense

Foto: Tabita Strassburger

Na tarde desta terça-feira, dia 14, aconteceu a apresentação do relatório técnico e o encerramento do curso “Fatores associados ao desempenho escolar da rede estadual de ensino de Santa Catarina”. Cinco profissionais do Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (CIASC) participaram da capacitação que aconteceu nos últimos três meses e foi conduzida pelo professor doutor Pedro Alberto Barbetta, que é docente no Departamento de Informática e Estatística da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

O diretor de Planejamento e Políticas Educacionais da Secretaria de Estado da Educação (SED), Marcos Roberto Rosa, ressaltou que, “com a oferta do curso, a Secretaria de Estado da Educação promoveu a primeira oportunidade de qualificar sua equipe técnica no que se refere à estatística inferencial, abrindo caminho para estudos mais aprofundados acerca da qualidade, do acesso e da permanência na educação básica catarinense, com o objetivo de disponibilizar informações e indicadores que contribuam efetivamente para o ciclo das políticas públicas educacionais, em todas as suas fases (elaboração, implementação e avaliação)”.

O treinamento foi uma primeira oportunidade de reunir indicativos específicos sobre a realidade educacional de Santa Catarina. Os dados para análise foram coletados a partir do relatório do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) de 2019. O SAEB é uma ferramenta censitária do Governo Federal, e seus indicadores são obtidos por meio de questionários que os estudantes respondem.

As análises observaram fatores associados ao desempenho escolar da rede estadual de ensino, buscando identificar características do estudante e da escola que possam afetar o desempenho dos estudantes nas avaliações do SAEB. A expectativa é utilizar os conhecimentos adquiridos na capacitação para analisar os dados do SAEB 2021 e buscar indicativos considerando o momento histórico e atípico em virtude da pandemia de Covid-19.

A metodologia utilizada no curso considerou os dados de estudantes da rede estadual de ensino catarinense, em determinadas etapas do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, nas provas de Língua Portuguesa e Matemática. Ainda, utilizou variáveis como cor/raça do estudante, Nível Socioeconômico, intervalo de idade em que o estudante ingressou na escola, se houve reprovação ou abandono escolar, tempos de lazer, de trabalhos domésticos e fora de casa, localização geográfica da escola, entre outras.

Desde 2019, a SED e o CIASC têm uma parceria na construção e implementação de painéis de indicadores da educação catarinense, por meio de análises descritivas, utilizando a Plataforma BoaVista, a infraestrutura de BigData desenvolvida pela CIASC. Nesse período, foram construídos mais de 80 painéis de dados que auxiliam na consolidação das informações e apresentam referências de uma série histórica.

O gerente de Inteligência de Dados e Serviços Corporativos do CIASC, Raphael Tucunduva, ressaltou a importância dessa iniciativa, que representa um marco nas relações entre clientes e equipes envolvidas nas entregas.

“Visualizamos muito potencial na utilização dos dados, essas implementações significam uma evolução cultural importante para a empresa. Temos fortalecido cada vez mais o uso de Ciência de Dados em nossas soluções, de tecnologias do conhecimento que contribuam com a tomada de decisão dos gestores”, destacou.

Em suas falas, os presentes reforçaram a necessidade de olhar para os dados e interpretá-los no contexto da educação, de evoluir na apresentação de painéis e com a utilização da Plataforma de BigData do CIASC. Dessa forma, é possível ter acesso a informações qualificadas que contribuam nos processos de planejamento e gestão e na elaboração de políticas públicas específicas, voltadas às particularidades do contexto educacional catarinense.

A atividade também teve a presença da Diretora de Ensino/DIEN, Maria Tereza Paulo Hermes Cobra; da Gerente de Gestão de Modalidades, Programas e Projetos Educacionais/DIEN, Beatris Clair Andrade; da Gerente da Educação Fundamental/DIEN, Paula Cabral; e da Gerente de Avaliação de Desempenho e Estatísticas/DIPE, Liliane Sueli C. Knoll; além de outras pessoas egressas do curso.

Os empregados do CIASC que participaram do treinamento foram, da Coordenadoria de Soluções da Educação da Gerência de Produtos de Software (GPROS), Edson Luiz Pacheco e Sérgio Luiz Borges da Silva, e da Gerência de Inteligência de Dados e Serviços Corporativos (GEISC), José Da Silva Junior, Leandro da Silva Fornasier e James Rosa.

Empregados do CIASC e Servidores da SED na apresentação do relatório técnico e do encerramento do curso “Fatores associados ao desempenho escolar da rede estadual de ensino de Santa Catarina”.