5. Conexões por satélite do...

Conexões por satélite do CIASC atendem instalações públicas em áreas remotas

Adoção do modelo de “última milha” por satélite supera obstáculos geográficos e garante o atendimento de 100% do território catarinense

Uma demanda com a qual o poder público tem lidado desde o início da informatização da sociedade é a dificuldade de garantir que mesmo uma instalação em uma pequena cidade longe dos grandes centros, ou em uma zona rural isolada, esteja conectada à Internet e às redes internas do governo. A última ação do Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (CIASC), empresa do governo catarinense, para atender essa demanda foi passar a trabalhar com fornecedores de circuitos por satélite para o atendimento da “última milha” da conexão, termo usado para descrever o trecho final da rede, aquele que chega até o usuário.

Embora o backbone de rede da estatal percorra o estado, tanto no eixo Norte-Sul, de Joinville a Araranguá, quanto no eixo Leste-Oeste, de Itajaí a Dionísio Cerqueira, existem áreas que por estarem mais distantes desse eixo, dificultam a sustentabilidade financeira do atendimento via terrestre, fazendo com que, embora possível, a conexão por fibra óptica muitas vezes não seja interessante para esses casos. Para este cenário estão sendo disponibilizadas pelo CIASC as conexões via satélite, que permitem que estes pontos não fiquem desconectados da rede de governo. Com essa ação, as entidades públicas que atuam em Santa Catarina podem ter acesso aos serviços da Infovia, a rede administrada pelo CIASC para uso dos órgãos públicos, em qualquer lugar do estado, independente do quão remoto ele seja. Um exemplo é a Escola Indígena de Ensino Fundamental Cacique Wera Puku, em Araquari, que faz parte da rede pública estadual de ensino, fica a 14 km de distância da região central da cidade e é atendida pela conexão via satélite.

Infovia SC – Backbone 100% fibra óptica com pontos de presença em toda extensão do território catarinense

Entre as questões que o CIASC defende como diferencial dos serviços da Infovia é o acesso exclusivo à rede de governo e os links dedicados para acesso à Internet que oferece aos órgãos públicos atendidos, com opções de links de até 10Gbps que se diferenciam dos serviços de Internet “comuns” justamente por garantirem a entrega constante da largura de banda contratada, tanto para download quanto para upload de dados.