5. Cidades catarinenses atingidas pelas...

Cidades catarinenses atingidas pelas chuvas necessitam de doações

Florianópolis (9/9/2011) – Em Santa Catarina as chuvas já afetaram cerca de 700 mil pessoas, de acordo com o último balanço da Defesa Civil do Estado. De acordo com o órgão, 71 municípios foram afetados, sendo que 16 deles já decretaram situação de emergência e um decreto de emergência pública em Rio do Sul. Para o atendimento emergencial, o Governo do Estado trabalha com equipes de emergência e instituições de governo sob a coordenação da Secretaria de Estado da Defesa Civil.

Grande Florianópolis – Chuvas concentradas nas últimas 48h deixaram 1,8 mil pessoas afetadas e 426 desalojadas. Em cidades próximas como São José, a precipitação transbordou rios e córregos, alagando diversas regiões do município e 650 pessoas foram afetadas. Doações podem ser feitas em todas as delegacias da Polícia Civil, na Defesa Civil, na Avenida Ivo Silveira, 2320 em Capoeiras e na Cruz Vermelha, localizada na rua Santos Saraiva, 821, Estreito, das 9h às 17h.

Itajaí – Para auxiliar os atingidos, o município está solicitando doações de gêneros alimentícios não perecíveis, água e colchões. Soldados do Exército organizam o recebimento dos donativos. O coordenador da Defesa Civil de Itajaí, Everlei Pereira, informa que não serão aceitas doações de espécie alguma de roupas. Segundo Pereira, não existe logística no momento para separação e distribuição das mesmas. Em Navegantes a enxurrada atingiu 20 mil pessoas, 200 desalojados e 5 mil residências danificadas. As doações que estão sendo recebidas no Centreventos, Avenida Beira Rio, no Centro, e serão distribuídas posteriormente nos bairros.

Blumenau – São 15 mil desalojados e 280 mil afetados pelas enchentes. Em cidades vizinhas, como Gaspar, somam 2.536 desalojados, 559 desabrigados e 58.869 afetados; em Brusque as fortes chuvas deixaram 100 mil pessoas afetadas. As águas do rio inundaram ruas e moradias ribeirinhas e há pontos interditados. Já em Ilhota, a grande quantidade de chuvas causou enxurradas e inundações, deixando 5,2 mil pessoas afetadas, 291 desalojadas e 71 desabrigadas. A Central de Donativos da Secretaria de Assistência Social (Semascri) de Blumenau está recebendo doações. A demanda é por água e alimentos não perecíveis. Os donativos podem ser entregues na Central, que fica na Rua Bahia, 4333, Bairro do Salto. Informações podem ser obtidas pelos telefones 9604-7726, 3338-0693 ou 199.