Ouvidoria      Proteção de Dados     Transparência

  1. Home
  2. /
  3. NOTÍCIAS
  4. /
  5. CIASC teve participação ativa...

CIASC teve participação ativa na emissão da nova identidade nacional em SC

Nova Carteira de Identidade Nacional.

A partir do dia 8 de março, Santa Catarina passa a emitir a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). O sistema de emissão da CIN foi desenvolvido para a Polícia Científica (PCI) pelo Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (CIASC). Para obter o novo documento, os cidadãos devem acessar o site da Polícia Científica no endereço policiacientifica.sc.gov.br.

Para os catarinenses, a principal diferença da CIN para o documento atual será a aparência, visto que uma das principais alterações do novo documento é a utilização do CPF (cadastro de pessoa física) como principal número identificador, padrão adotado no estado desde 2021. Outra novidade da CIN é a versão digital, que ficará disponível aos cidadãos por meio do acesso ao aplicativo Gov.br.

Vantagens da nova CIN

Segurança: O novo documento traz mais segurança para o sistema nacional de identificação. Anteriormente, cada estado possuía um número de registro geral (RG) diferente, o que permitia aos cidadãos terem, por exemplo, 27 carteiras de identidade. Além de eliminar essa possibilidade, o novo sistema unificado diminui as chances de crimes como falsidade ideológica e utilização de documentos por terceiros.

Identificação: A união dos dados biográficos da Receita Federal (CPF) com os dados biométricos dos estados (CIN), como já comprovado em SC, promove segurança e otimização das ferramentas de identificação, eliminando as duplicidades cadastrais.

Praticidade: Os cidadãos passarão a ter um único número de identificação (CPF), podendo inclusive fazer sua carteira de identidade em qualquer estado brasileiro. Além disso, a versão digital permitirá ter o documento sempre à mão, através do aplicativo para celular. Os cidadãos poderão também adicionar ao seu cadastro dados como tipo sanguíneo e doenças preexistentes.

Como obter a nova carteira de identificação

Caso seja necessário obter a nova carteira de identidade, deve ser realizado um agendamento na unidade de interesse, pelo site policiacientifica.sc.gov.br. Os documentos para obtenção do documento permanecem os mesmos: certidão de nascimento para solteiros; certidão de casamento para casados, divorciados e viúvos; CPF; endereço residencial do requerente. Para acrescentar informações de saúde ao documento, é necessário levar documentos comprobatórios. Cabe ressaltar que os cidadãos não precisam ter pressa em atualizar os seus documentos de identificação, uma vez que os utilizados atualmente permanecem válidos.

Pioneirismo na integração do RG com o CPF

O novo documento elimina definitivamente o antigo RG (registro geral), número que era diferente em cada estado da federação. Santa Catarina foi o primeiro estado brasileiro a unificar o CPF como identificador único do cidadão. O projeto foi uma iniciativa do Instituto Geral de Perícias de Santa Catarina (IGP-SC), da Receita Federal do Brasil (RFB) e do Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (CIASC), implementado em novembro de 2021.

Para tornar possível a emissão do novo documento, o CIASC desenvolveu uma série de ações, iniciadas com a adesão do Estado à rede blockchain b-CPF, que armazena todas as informações do Cadastro de Pessoas Físicas da Receita Federal, e a instalação de um dos nós da rede no Data Center da empresa.

Após a homologação do nó catarinense da rede b-CPF, o CIASC promoveu as adaptações necessárias do módulo de Identificação Civil do Sistema Integrado de Segurança Pública (SISP), e de suas integrações com o sistema Infoconv, do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), que permite o acesso às informações do CPF, com o sistema de processamento de dados biométricos do IGP-SC, e com a própria rede b-CPF, tornando possível a emissão do novo documento.

Com informações da Polícia Científica de Santa Catarina

Relacionados

Confira algumas de nossas soluções

Pular para o conteúdo