5. CIASC recebe a secretária...

CIASC recebe a secretária Adjunta da Fazenda

Na tarde desta sexta-feira, dia 5, a secretária Adjunta de Estado da Fazenda, Michele Patricia Roncalio, esteve na sede do Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (CIASC). A atividade contou com visitação à estrutura geral do Data Center da empresa, na qual foi possível conhecer os diversos espaços e recursos que são disponibilizados pelo CIASC. Por exemplo, a sala de Colocation, que oferece serviço de hospedagem e armazena servidores de clientes em espaços exclusivos com total segurança e proteção.

A convidada também conheceu os sistemas de ar condicionado e energia elétrica (climatização e subestação) que são completamente redundantes para garantir mais proteção das informações. Mesmo que aconteça algum imprevisto, como um apagão ou falha na refrigeração, os dados estão seguros em virtude da tecnologia utilizada. Além disso, a subestação contribui na economia de gastos da empresa pública com energia e evita a sobrecarga da rede elétrica nos horários de pico.

O Data Center do CIASC armazena dados e sistemas de diversos órgãos públicos, tanto do Governo do Estado quanto de outras esferas e poderes, como a Prefeitura de Joinville (esfera municipal) e o Tribunal de Justiça de SC (poder judiciário). As máquinas virtuais também estão protegidas por equipamentos que incluem sensores presentes em vários pontos das salas, de acordo com as normas que regem o Data Center, para controlar o máximo possível o ambiente, com detecção imediata de partículas de fumaça, abertura de portas, umidade e temperatura.

A secretária Adjunta da Fazenda foi recebida pelo presidente do CIASC, Sérgio André Maliceski; vice-presidente de Tecnologia, Luis Haroldo de Mattos; gerente de Produtos de Software, Cristina Orthmann da Silva; e gerente de Data Center, Vanio Rodrigues.