Ouvidoria      Proteção de Dados     Transparência

  1. Home
  2. /
  3. NOTÍCIAS
  4. /
  5. Ciasc promove inovação tecnológica...

Ciasc promove inovação tecnológica e redução de atendimentos presenciais em postos do Detran/SC

Entre as novidades entregues para o Departamento de Trânsito de Santa Catarina está o projeto Detran Digital, que permite que o cidadão catarinense faça solicitação de serviços completamente online

O Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (Ciasc) é responsável pelo fornecimento de tecnologia aos órgãos públicos do estado. Em busca de trazer a inovação tecnológica na gestão pública catarinense, o Ciasc trabalha para a entrega de projetos que ofereçam otimização dos processos nas instituições que impactem positivamente os cidadãos. Partindo desse objetivo, a instituição mantém os sistemas Detrannet, Sistema de Gestão de Multas e, mais recentemente, o projeto Detran Digital.

O DetranNet é o sistema do departamento de trânsito do estado. Por meio dele são registradas solicitações referentes a base de veículos estadual, como emplacamentos, transferências, licenciamentos e débitos anuais. Todos os processos relacionados a CNH também são geridos dentro do sistema criado pelo Ciasc e manuseado pelo atendimento do Detran/SC. Além disso, O Ciasc também mantém o Sistema de Gestão de Multas, em que ficam armazenadas os registros de infrações realizadas em SC ou de veículos provenientes do estado em outras localidades.

Segundo Pedro Ribeiro, coordenador da área de trânsito do Ciasc, “atualmente os serviços desenvolvidos para o Detran contam com funcionalidades exclusivas para Santa Catarina”. Além da CNH e CRLV digitais, que foram aplicações determinadas pelo Denatran, o projeto Detran Digital, desenvolvido pelo Ciasc e entregue em abril de 2019, também oferece as funcionalidades de segunda via de CNH, PID, CNH definitiva, emissão da certidão de registro de CNH, certidão de propriedade de veículos, certidão para seguros e certidão de baixa e envio de alertas via e-mail referentes aos débitos de IPVA, licenciamento e seguro obrigatório.

“O Ciasc tem novas entregas previstas para agosto. Os números que temos hoje são positivos em questão de adesão dos cidadãos, são cerca de 23 mil cadastros no Detran Digital. Apenas com os serviços disponíveis atualmente já temos a expectativa de impactar com a redução de 100 mil atendimentos anuais nos postos do Detran. Com os novos lançamentos, poderemos reduzir até 700 mil atendimentos anuais. Isto porque o cidadão poderá fazer solicitações online e assim otimizar os processos feitos até então de forma presencial”, ressalta Pedro Ribeiro.

Em números

No sistema Detrannet são registrados cerca de 5.000.000 de veículos. No projeto Detran Digital, os números são: 1.200 CNH’s definitivas emitidas, 700 PID, 529 2º via de CNH, 28.503 notificações enviadas de habilitações a vencer, 177.905 notificações de penalidades a vencer e 132.310 notificações de autuação recente.

Relacionados

Confira algumas de nossas soluções

Pular para o conteúdo