CIASC já disponibiliza mais de 2500 VPN´s aos agentes públicos do Estado que estão trabalhando em Home Office

Agentes Públicos tem acesso remoto aos sistemas e bases de dados do governo

Desde o início do período de Isolamento Social em função da COVID-19, e em atendimento aos Decretos nº 509, nº 515, nº 521 e nº 525, o Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (CIASC) está disponibilizando para os órgãos públicos o acesso remoto à rede e serviços de governo através de conexões VPN (Rede Virtual Privada) para que os empregados, servidores e funcionários públicos do Estado continuem exercendo suas atividades em regime Home-Office. Até o momento foram disponibilizadas cerca de 2500 conexões VPN.

Com o acesso às redes virtuais privadas os agentes públicos da Secretaria de Estado da Segurança Pública, Secretaria de Estado da Educação, Secretaria de Estado da Fazenda, por exemplo, e de outros órgãos governamentais, estão conseguindo realizar suas atividades remotamente, garantindo a continuidade do funcionamento normal dos serviços do Governo Estadual durante o combate ao novo Coronavírus.

Novas conexões VPN continuam a ser criadas sob demanda dos órgãos públicos para todos aqueles que precisam acessar a rede, equipamentos e serviços específicos do governo. Vale lembrar que nem todas as aplicações governamentais precisam deste tipo de conexão, bastando somente estar conectado na Internet para poder utilizá-las.

 

Redes Virtuais em tempo real 

Só na tarde de hoje foram contabilizados mais de 1100 acessos VPN simultâneos.
Para facilitar a instalação e configuração da VPN foram disponibilizados no site do CIASC tutoriais em vídeo com os procedimentos necessários para acessar, de casa, seu computador que ficou no escritório, caso necessário.

Painel com o número de usuários conectados e utilização de recursos dos servidores VPN

Para acompanhamento em tempo real das atividades dos servidores VPN ativos, o CIASC disponibiliza um painel web que pode ser acessado em: http://bit.ly/dashboard_vpn

O CIASC continua operando em regime 24×7 (24 horas por dia / 7 dias por semana) e presta total apoio e suporte aos órgãos de governo com infraestrutura de Data Center, rede de comunicação de alta velocidade, provimento de Internet, sistemas de informação e inteligência de dados para instituições públicas como a Secretaria de Estado da Defesa Civil e a Secretaria de Estado da Saúde, ajudando o governo na qualificação e análise dos dados sobre a pandemia do Coronavírus para a tomada de decisões mais assertivas.