5. CIASC está entre as...

CIASC está entre as maiores e as mais eficientes empresas públicas prestadoras de serviços

Estatal de tecnologia catarinense é mais uma vez destaque pelo Anuário Informática Hoje 2020.

CIASC: respostas rápidas ao cidadão.

A pandemia colocou à prova a capacidade do Centro de Informática e Automação de Santa Catarina (CIASC) de responder rapidamente ao cidadão e ao governo na oferta de informações essenciais para o desenvolvimento das políticas públicas de combate à pandemia, dando transparência aos atos governamentais. Desde 2019, o foco do CIASC tem sido a transformação de serviços públicos em digitais nas mais diversas áreas como segurança, trânsito e identificação.

A importância dessa entrega aumentou durante a pandemia de Covid-19, com a oferta de suporte técnico para o governo do estado de Santa Catarina, provendo painéis de inteligência de dados e garantindo o apoio técnico às atividades não presenciais da rede estadual de ensino, por meio do Google Classroom, conta Sérgio André Maliceski, presidente do CIASC.

A empresa desenvolveu painéis com dados abertos referentes à Covid-19 no estado, fundamental para a tomada de decisão no enfrentamento da pandemia. As informações são públicas e atualizadas diariamente, e, segundo Sérgio, podem ser acessadas no site do governo.

Nesse período, o foco do CIASC foi conectar o cidadão aos sistemas de informação do governo do estado, dando maior agilidade, reduzindo fila nos locais de atendimento, melhorando a mobilidade urbana e o deslocamento até os pontos de atendimento. Outro destaque foi o desenvolvimento do CRLV-E, o documento de veículos, com a emissão de 1 milhão desde março de 2020 quando foi lançado. “Aumentamos também o rol de situações em que o cidadão pode registrar um boletim de ocorrência on-line, inclusive em casos de violência contra a mulher, por meio da delegacia virtual da mulher”, diz Sérgio.

Os resultados do trabalho do CIASC se refletiram no ranking da ABEP (Associação Brasileira de Entidades Estaduais de TIC), que colocou Santa Cataria em primeiro lugar em competitividade entre os estados, com nota máxima na oferta de serviços públicos digitais.

A saúde econômico-financeira do CIASC, segundo seu presidente, é resultado de um trabalho de melhoria nos processos internos por meio de práticas ágeis de gestão: “Reforçamos nossa atuação como parceiro estratégico do governo do estado e quebramos paradigmas com a resposta operacional ao tele trabalho, que gerou mais entregas e com maior qualidade”.

Destaque do Anuário Informática Hoje pelo terceiro ano consecutivo, o CIASC registrou 7,6% de rentabilidade sobre as vendas. Entre as iniciativas de inovação, o presidente destaca a oferta de rede VPN para os servidores do estado não pararem suas atividades logo na primeira semana de quarentena, em março de 2020: “Foram mais de 1,2 mil acessos simultâneos em conexão estável e segura”.

Com o processo de digitalização de serviços já maduro, em 2021 a empresa assume novos desafios como a finalização do GovLink, pacote de serviços de redes e provimento de Internet banda larga por fibra óptica; e o Eternal, fruto de uma parceria com a PIQL, que digitaliza de forma rápida os arquivos e documentações físicas dos órgãos para serem armazenados em servidores do CIASC.

A empresa também finalizou a instalação de duas conexões entre os dois data centers que armazenam os dados e sistemas do governo do estado, para ampliar e melhorar a infraestrutura de redes que atende diversas instituições públicas em Santa Catarina. Foram estabelecidas duas conexões de 40 Gbps, exclusivas para comunicação entre uma estrutura instalada na região insular de Florianópolis, e outra na região continental da capital com capacidade total de 80 Gbps.

Para saber mais e baixar a versão digital do Anuário 2020 basta acessar o  site da Fórum, através do seguinte link: