Ouvidoria      Proteção de Dados     Transparência

  1. Home
  2. /
  3. NOTÍCIAS
  4. /
  5. CIASC auxilia na produção...

CIASC auxilia na produção de documento para transição de governos

Reunião Grupo de Trabalho de Ciência de Dados do CONSAD.

O Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (CIASC) contribuiu na elaboração do Guia de Transição de Governo, pensado para reunir as boas práticas da gestão pública e auxiliar os governos estaduais em período de transição de mandatos. A participação da empresa foi possível a partir da representação do gerente de Inteligência de Dados e Serviços Corporativos, Raphael Tucunduva, no Grupo de Trabalho de Ciência de Dados, formado pelo Conselho Nacional de Secretários da Administração dos Estados (CONSAD).

Disponível em formato de ebook, o documento reúne cases de estados brasileiros e aborda oito eixos centrais: transição de governos, transformação digital, gestão de pessoas, compras públicas, gestão do patrimônio, concessões e PPPs, ciência de dados, e escolas de governo.

Tucunduva explica que as contribuições compartilhadas foram para o eixo temático de ciência de dados, em virtude de suas experiências e iniciativas desenvolvidas no CIASC. “Uma série de orientações que estão no book, como o modelo de gestão de dados, a preocupação que precisa se ter com a maturidade da informação, a forma como se gestiona dados no estado e como deve se preocupar com os métodos de compartilhamento de dados, tudo isso pode contar com as experiências que fomos capazes de compartilhar a partir do que vivemos com a implementação e consolidação da Plataforma BoaVista”, explicou Tucunduva.

A participação do gerente nas atividades foram decorrentes de sua posição de representante do CIASC no Grupo de Transformação Digital (GTD) que é vinculado ao CONSAD e à Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (ABEP). Ainda, por integrar o Grupo de Trabalho de Ciência de Dados, exclusivo do CONSAD, criado para atender demandas específicas da administração direta, com participação de diferentes estados.

Reunião Grupo de Trabalho de Ciência de Dados do CONSAD.
Reunião Grupo de Trabalho de Ciência de Dados do CONSAD.

O Guia de Transição de Governo pretende comunicar aos gestores públicos sobre as políticas que funcionam e já foram implantadas em anos anteriores e marca o desenvolvimento e a busca por uma gestão pública mais eficiente e com impacto na vida dos cidadãos. O material é uma realização do CONSAD em parceria com o Centro de Liderança Pública, Fundação Dom Cabral e Movimento Vamos, e seu lançamento aconteceu durante o primeiro dia do evento Consad Express São Paulo, em 21 de novembro.

Relacionados

Confira algumas de nossas soluções

Pular para o conteúdo