Analista do Gartner palestra sobre Agile Learning para equipe do CIASC

Na tarde desta sexta-feira, dia 17, aconteceu a palestra online “Agile Learning: Futureproof Employees and the Enterprise”, ministrada pela Executive Partner Director do Gartner, Katia Ceará . Em livre tradução, o título “Aprendizagem Ágil: Empregados à prova de futuro e a organização” indica uma proposta de cultura organizacional em que os profissionais aprendem de forma constante e contínua, atitude ainda mais necessária e exigida diante do contexto digital.

Voltada para o público interno do Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (CIASC), a iniciativa partiu da Presidência e da Diretoria Executiva da empresa como uma das ações para desenvolver a cultura de Agile Learning dentro do CIASC. Entre os objetivos, a proposta busca fortalecer a cultura ágil e competitiva, e incentivar práticas de aprendizado, qualificação e desenvolvimento de habilidades nos diferentes espaços de trabalho.

“Nossa tarefa aqui é falar sobre três coisas: como reimaginar o aprendizado em uma era de imperativo digital, como o Agile Learning ajuda na execução das estratégias da empresa e como o Agile pode fazer que haja sucesso no upskilling (requalificação para melhorar o trabalho que o profissional já faz) e no reskilling (requalificação para ensinar novas tarefas ao profissional) da empresa”.

Um dado chave trazido pela palestrante para explicar o impacto positivo do modelo de Agile Learning, que pensa a requalificação como um processo constante, é o da Curva do Esquecimento. Segundo Kátia, cerca de 56% do que aprendemos é esquecido em uma hora, e 75% em 6 dias. O aprendizado em pequenas doses, distribuídas em um tempo maior, e colocado em prática imediatamente, seria uma forma de combater esse processo.

Esses pequenos conteúdos poderiam ser combinados de formas diferentes, conforme o interesse do profissional que está sendo capacitado, permitindo um dinamismo das jornadas de aprendizagem que respeite as especificidades de cada pessoa.

A atividade contou com a presença de um grande número de profissionais do CIASC, com o objetivo de disseminar uma cultura de aprendizado colaborativo e contínuo dentro da empresa, como frisou o presidente Sérgio André Maliceski.