Qual o valor da gestão eficiente, segurança e sigilo dos seus acervos documentais?

O Eternal é padrão de excelência para digitalização, guarda segura de dados e preservação digital de documentos a longo prazo!

O CIASC Eternal é uma plataforma completa para atender todas as demandas documentais e processuais de instituições públicas. Desde a digitalização de papéis, microfilmes, fitas, mapas, sons ou imagens, indexação em sistema, treinamento dos servidores públicos, até a guarda segura a longo prazo de documentos digitalizados ou já criados de forma digital.

Mantenha suas informações acessíveis, seguras e preservadas
para o futuro com o  CIASC Eternal!

Permanente

Informações digitais e analógicas preservadas na mesma mídia por séculos

Flexível

Serviço completo de digitalização de qualquer tipo de arquivo analógico

Tecnologia independente

Busca e acesso às informações sem dependência de tecnologia ou fornecedor específicos

Segurança

Guarda online e offline de dados digitais

Autenticidade

Identidade e integridade – piqlFilm é uma mídia worm, não regravável.

Tecnologia disruptiva para arquivo e
gerenciamento de dados de longo prazo

Lidar com acervos de papel é caro! Exige espaço físico preparado, uma gestão muito bem organizada do material, as pesquisas e consultas são mais lentas, não se pode fazer busca por termos. Além disso, existe alto risco de danos por traças, incêndios, umidade, enchentes, vazamentos, acidentes, mofo, etc.

Vantagens na aquisição da solução CIASC Eternal:

– Redução de custos e melhor aproveitamento dos recursos públicos.

– Agilidade, eficiência e inteligência na tomada de decisões. 

– Melhoria dos serviços públicos: celeridade no trabalho do servidor público, maior engajamento das equipes e desburocratização de processos para os cidadãos.

– Parceria técnica e comercial que consegue oferecer os melhores preços do mercado.

– Facilidade contratual para órgãos públicos.

– Uma solução essencial para a Administração Pública de cidades inteligentes, humanas e sustentáveis.

Qual a garantia de segurança e sigilo?

RDC-Arq Eternal: Repositório a prova dos efeitos do tempo!

O Eternal conta com um sistema de armazenamento de documentos digitais que atende a requisitos específicos de confiabilidade, autenticidade, integridade, acessibilidade e preservação a longo prazo, conhecido como Repositório Arquivístico Digital Confiável, o RDC-Arq Eternal. Esse repositório assegura a guarda digital, manutenção e preservação de documentos, de forma a que permaneçam seguros, compreensíveis, a prova dos efeitos do tempo e avanços da tecnologia.

A Plataforma Eternal do CIASC está em processo de certificação ISO 16.363 para Repositório Arquivístico Digital Confiável, conforme indicado pelo Conselho Nacional de Arquivos (Conarq) como a norma mais relevante para gestão de arquivos digitais. Este ISO certifica um conjunto de diretrizes que garante confiabilidade e confiança de um repositório digital de longo prazo.

+ Gerenciamento e arquivamento dos dados com independência de tecnologia ou fornecedor específico.

+ Desempenho superior na governança do acervo.

+ Atende as normas legais de preservação documental definidas pelo Conarq.

+ Em conformidade com o modelo OAIS – a norma mais importante na implementação de repositório digital.

O Eternal oferece os melhores serviços de digitalização e guarda física existentes na iniciativa privada, com armazenamento e operacionalização digital em data center e nuvem de governo – maior segurança a longo prazo e economia.

Desenvolvido pelo CIASC e implementado em parceria com a Piql, empresa internacional com sede na Noruega, o pacote de serviços Eternal cobre desde a digitalização de conteúdo analógico até a guarda online e offline de dados digitais.

A tecnologia de preservação digital do Eternal é um Produto Estratégico de Defesa e possui domínio nacional. Além disso, a tecnologia de Preservação do Eternal é utilizada por organizações reconhecidas como a Biblioteca do Vaticano, Agência Espacial da Europa, UNICEF, Taj Mahal, entre outros.

Uma tecnologia que você conhece, com um novo propósito!

piqlFilm®

Materiais fotossensíveis têm sido utilizados para carregar informações visuais há mais de 170 anos e juntamente com a pedra, o papiro e o papel são os portadores de informação com maior longevidade.

O piqlFilm®, mídia de informação utilizada, além de possuir as mesmas qualidades de resistência ao tempo, pode também armazenar informação digital com maior segurança, proporcionando tranquilidade ao reduzir de forma significativa o custo e o risco de perda das informações.

Como funciona:

+ Qualquer mídia de guarda digital, até mesmo provedores na nuvem, escreve dados binários – 0s e 1s – em um meio físico, que pode ser um hardware ou um meio físico localizado em um data center.

+ Utilizamos o mesmo princípio e escrevemos dados em 0s e 1s em um piqlFilm® – que aparecem nesse filme como QR Codes de altíssima resolução.

+ A leitura do piqlFilm® é simples, já que todas as informações para a decodificação estão gravadas juntamente com os dados.

A tecnologia opera junto aos sistemas eletrônicos digitais atuais e permite acompanhar os avanços tecnológicos do futuro.

Conheça as nossas soluções:

1_Conversão Digital de Acervos Analógicos

Escaneamento de alta qualidade para digitalizar acervos documentais físicos em papel, microfilme, fitas, mapas, sons ou imagens, para armazenamento no RDC-Arq Eternal e cópia de segurança no piqlFilm®.

2_Sistema Informatizado de Gestão Arquivística (SIGAD)

Sistema mantido pelo CIASC, pelo qual os usuários são capazes de realizar consultas nos arquivos e inserir novos documentos. Os clientes do CIASC Eternal recebem credenciais de acesso ao sistema para realizar a gestão do acervo.

3_Preservação Digital

A preservação de dados digitais para longo prazo garante acesso permanente aos dados. Envolve processos de planejamento, organização e um conjunto de sistemas computacionais mantidos nos data centers de governo do CIASC, configurando um RDC-Arq.

4_Gestão e Guarda de Documentos Físicos, Associada à Preservação Digital

O serviço de guarda de documentos em ambiente seguro e monitorado por Circuito Fechado de Televisão (CFTV) é oferecido aos clientes que contratam o CIASC Eternal para preservação digital. O serviço é cobrado por mês e por unidade de caixa de documento.

5_Trâmites de Processos Digitais

É possível digitalizar, gerir, acessar e compartilhar todos os processos em uma única plataforma. Desde circulares, memorandos, chamados técnicos, ouvidoria, propostas legislativas, cartas de serviços, licenciamentos ambientais, entre outros.

6_Arquivamento em Bunker na Noruega

Seus dados podem ser armazenados offline e fora do alcance de ataques cibernéticos, em um cofre à prova de desastres, em um dos lugares geopoliticamente mais seguros do mundo, o Arquipélago Ártico. A combinação de tecnologia de armazenamento resiliente de longo prazo e as condições remotas da região, permite que os dados vivam em um futuro distante.

Nossos especialistas irão te auxiliar a proteger e eternizar seus dados.

Pular para o conteúdo