Segurança Pública


DETRAN





  


SISTEMA INTEGRADO DE SEGURANÇA PÚBLICA - SISP


OBJETIVO

O SISP é um sistema de alta complexidade, composto por vários aplicativos e módulos categorizados em estruturais, finalísticos, de inteligência ou consolidação e externos ou de terceiros, cuja  característica principal é Integração. Engloba tecnologias como ASP,  VB, Java, DOT.NET, Web Services, BD SQL Server 2000 e 2005, atende a vários clientes ou parceiros vinculados a Secretaria de Estado da Segurança Pública, Justiça e Cidadania e possibilita Integrações locais, estaduais e nacionais.

Alguns Indicadores de 2009


Total de unidades: 791 órgãos
Total de usuários: 6.791
Total de pessoas no índice: 8.493.828
Total de pessoas físicas identificadas: 7.227.409
Total de pessoas físicas não identificadas: 1.007.653
Total de pessoas jurídicas: 256.195
Total de documentos de identidade AFIS: 760.249
Total de interações no módulo de investigação policial 1.507.006 até 29/05/2009




  


Módulos Estruturais


SISP – ACESSO
Através do módulo Acesso é efetuado o cadastro de usuários e senhas, cadastro de grupos, unidades e módulos, cadastro de objetos, a administração de usuários, o controle de permissões e os controles de segurança.

SISP – TABELAS
O módulo de tabelas é o repositório de mais de 300 tabelas corporativas, permitindo a gestão centralizada das mesmas e seus dados, criando-se um identificador único para todas as aplicações, mantendo-se as tabelas com número e nome de campos padronizados.

SISP – ÍNDICE

O módulo Índice é um repositório de pessoas, com Identificador único da pessoa para todas as aplicações. Permite pesquisa por fonética, nome, vários tipos de documentos. Possui controle onomástico de forma a não permitir a replicação de pessoas, permite a junção de pessoas pelo Instituto de Identificação e a restrição de documentos. Armazena o histórico de processos, procedimentos,  interações de uma pessoa no estado de SC.  Reduz o tempo de cadastro da pessoa, durante o registro da mesma nos módulos do SISP, e consolida os dados das pessoas a partir dos processos gerados nos módulos fins.

SISP - MURAL
O módulo Mural é um repositório de notícias, publicações e publicidades, sendo uma ferramenta que facilita a comunicação e a interação dos usuários do SISP, Possibilita cadastro de imagens, anexos e sites para serem veiculadas, controla permissões de visualização da informação publicada e bem como a duração da informação publicada.

 




  

Módulos Finalísticos


SISP - IDENTIFICAÇÃO
A solução para identificação do SISP contempla a identificação Civil, Penal, Criminal e a perícia Técnica.
Atualmente está implantado junto a Instituto geral de perícias do Estado o módulo de Identificação Civil.

SISP – Identificação Civil
A principal finalidade do módulo de identificação Civil é confeccionar os Documentos de Identidade do Estado de Santa Catarina, permitindo o cadastramento de Pessoa Identificada, o Cadastramento e Digitalização de Prontuário, a geração do  Documento de Identidade, a Junção de Pessoas, a Restrição de Documento. Integra tecnologia AFIS - Automated Fingerprint Identification System, permitindo  que as pessoas sejam identificadas pelas suas digitais. Além de disponibilizar uma serie de serviços que facilitam o trabalho dos peritos para analise de possíveis fraudes. O módulo comporta uma série de serviços que permitem administrar o Índice de Pessoas. Tornando o IGP o gestor do Índice de Pessoas

SISP – ATENDIMENTO POLICIAL
A solução de atendimento policial do SISP contempla a Ocorrência Policial, o Cartório Policial e a Central Integrada de Despachos (COPOM). A solução permite a definição de um padrão para o preenchimento de dos procedimentos policiais, a integração de informações entre as delegacias e a geração automática de dados estatísticos e investigativos
Atualmente estão implantados junto Polícia Civil a Ocorrência e parte do Cartório Policial.

SISP – OCORRÊNCIA POLICIAL

O módulo de Ocorrência Policial atende as atividades de plantão de uma delegacia de polícia, incluindo seguintes tipos de ocorrências: Acidente de Trânsito,  Boletim de Ocorrência,Cancelamento de Veículo Furtado/Roubado,Desaparecimento de Pessoa, Devolução de Veículo Furtado/Roubado, Furto de Veículo,  Identificação Cadáver, Identificação Fotográfica, Perda de Documento ou Objeto,  Recuperação de Veículo Furtado/Roubado , Roubo de Veículo, Serviço de Perícia Técnica ou Exame, Central de Providências é um serviço que permite o delegado tipificar a ocorrência e providenciar ações por meio eletrônico aos seus auxiliares.
O módulo hoje esta implantado em todas as delegacias de Santa Catarina, além possuir integrações nacionais (INFOSEG e BIN) e estaduais (Identificação Civil, i-PEN, i-SEG, CNH, DetranNet, etc.)

SISP – CARTÓRIO  POLICIAL
As finalidades do Cartório Policial são atender as atividades cartoriais de uma delegacia de polícia, incluindo a Apuração de Ato Infracional, o  Auto de Apreensão de Adolescente Infrator, o Auto de Prisão em Flagrante, o Boletim de Ocorrência Circunstanciado, o Boletim Individual de Identificação, a Carta Precatória, a Certidão de Antecedentes Criminais, o Inquérito Policial, a Intimação, o Mandado de Prisão, o Registro de Procedimento e o Termo Circunstanciado.
Atividades cartoriais são procedimentos de apuração e sedimentação de fatos delituosos cometidos na jurisdição correspondente, na qual tem por finalidade servir de base e sustentação para a instauração de ação pública, quando preenchidos os requisitos de procedibilidade.
Central de Despachos é um serviço que permite o delegado solicitar diligências para esclarecimento da infração penal e apuração da autoria, bem como providenciar ações por meio eletrônico aos seus auxiliares.


SISP - SISTEMA DE IDENTIFICAÇÃO  E ADMINISTRAÇÃO E PRISIONAL
i-PEN

A solução contempla a administração de detentos, penal, pecúlio e remição.
O sistema controla todas as atividades administrativas dos presídios e  penitenciárias do Estado de Santa Catarina. Possui cadastro da população carcerária do Estado, permitido um controle mais preciso da situação penal de cada detento. O módulo de detentos é um cadastro detalhado do preso, o módulo penal executa e controla o cálculo da pena do detento, tanto para os presídios como para as penitenciárias, o módulo de pecúlio controla as economias acumuladas pelos detentos, através de trabalhos realizados durante a sua reclusão e o  módulo de remição controla as reduções da(s) pena(s) acumulada(s) pelos detentos, através de trabalhos realizados durante a sua reclusão, para posterior desconto do total da pena a ser cumprida. Sistema licitado e  contratado de terceiros e incorporado ao SISP.


SISP – PORTAL CIDADÃO
A solução contempla disponibilizar ao cidadão catarinense num portal web a Delegacia eletrônica, o Prontuário Eletrônico e o Cadastro Cidadão.
Atualmente está disponível na Web a Delegacia eletrônica.

SISP – DELEGACIA ELETRÔNICA


A Delegacia Eletrônica é um serviço de registro de ocorrências disponibilizado ao cidadão via Internet. A Polícia Civil do Estado de Santa Catarina desde Março de 2002 proporciona este serviço de auto-atendimento, onde o próprio cidadão é quem efetua o registro. Seu objetivo é fornecer comodidade ao cidadão no registro de alguns tipos de ocorrência, sem a necessidade de deslocamento até uma Delegacia de Polícia. O atendimento do registro efetuado é informado ao cidadão através de e-mail ou do telefone preenchido no registro. Uma vez homologado o registro, o cidadão, de posse do número de protocolo gerado, poderá imprimir o através do próprio site. O serviço atende as ocorrências de Perda de Documentos, Perda de Objetos, Furto de Celular, Denúncia Anônima, Denúncia, Ameaça.

 

 



  

Módulos de inteligência ou Consolidação

SISP - INTELIGÊNCIA
A solução de Inteligência contempla a Investigação Policial, Bussness inteligency,  i-Seg, a Central de Estatísticas e a Auditoria. Deste estão implantados a investigação, o BI e o i-Seg.

SISP – INVESTIGAÇÃO POLICIAL
O módulo de Investigação Policial consolida todas as informações contidas nos sistemas da Secretaria de Estado da Segurança e Defesa do Cidadão. É um sistema que disponibiliza uma serie de pesquisas que cruzam as informações dos diversos Bancos de Dados da SSP, enriquecendo em detalhes e facilitando a investigação policial. Melhora a qualidade das investigações realizadas pelos agentes policiais, sendo uma ferramenta importantíssima para o aprimoramento da inteligência e das ações policiais. Entre as pesquisas disponibilizadas estão, a Pesquisa de pessoas, veículos, armas, penal e registro, a Pesquisa Fragmentada de Veículos, a Pesquisa a base estadual e nacional de veículos (Dossiê do Veículo), a Pesquisa aos antecedentes criminais, as Pesquisas externas ao INFOSEG e ao FCDL.

i-SEG
O Sistema de Inteligência Policial conhecido como i-SEG, visa fornecer informações ao serviço de Inteligência Policial através da integração das bases de dados da Polícia Civil, Polícia Militar, Bombeiro, Defesa Civil, Departamento Estadual de Trâsito - DETRAN, Companhia catarinense de Águas e Saneamento - CASAN, Centrais Elétricas de Santa Catarina - CELESC e Departamento de Administração Prisional - DEAP.
O sistema utiliza tecnologias como inteligência artificial, redes neurais e rede de relacionamento, permitindo investigações em tempo real. Sistema de terceiros incorporado ao SISP.

 

 

 

 

  


PORTAL DE SERVIÇOS DO DETRAN - DETRANNET


O sistema Detranet é um Portal de Serviços do DETRAN de Santa Catarina que proporciona, Segurança, Operadores,  Autorizações,  Auditoria de Operações do Sistema, Home,  Estatísticas da frota em tempo real, Escolha de Placas,  Intercâmbio de Dados, Gateway com o SERPRO (integração entre o banco de dados do DETRAN e a base nacional do sistema RENAVAM),  Gateway Sistema Nacional Gravames, Consulta consolidada de veículos, As consultas analíticas com referência a um determinado veículo (Dossiê do Veículo) de pessoa física ou jurídica, Dossiê do Veículo, Dados cadastrais, Características cadastrais mais restritas,     Débitos, Multas, Infrações em autuação, Último processo, Histórico de cobrança, Simulação dos lançamentos do exercício seguinte, Pagamentos inconsistentes, Histórico de infrações notificadas, Histórico de multas, Histórico de publicação em editais, Avisos de recebimento, Recurso de infração, Histórico de processos, Cadeia sucessória, Histórico de impedimentos,     Histórico de CRLV, Histórico de CRV.
Foi desenvolvido através de um Convênio de Cooperação Técnica, entre os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Norte,com Termo transferência de tecnologia do Portal de Serviços do DETRAN/RN
e a customização necessária para atender às demandas do DETRAN/SC, sendo absorvido pelo Ciasc.
É um sistema complexo com iteraç~eos de vários atores.
- Detran/SC 34 Ciretrans E 85 Citrans
- 26 Detrans de outras UFs ( Sistema Renavam );
- BIN – Base Índice Nacional (Sistema Renavam);
- Fenaseg – Sistema Nacional de Gravames;
- SISP – Sistema Integrado de Segurança Pública
- Policia Civil, Policia Militar, Polícia Rodoviária Estadual e Federal,
Prefeituras, Policia Federal, Ministério Público, Tribunal Regional do
Trabalho, Tribunal de Justiça, Deter, entre outros órgãos de governo;
- Despachantes, Cartórios, Fabricantes de Placas, Financeiras, Empresas de
de Dispositivos Eletrônicos, Correios;
- BB-BESC e CREDITRAN (on-line/real time) e demais bancos conveniados por
compensação bancária;      
- CIDADÃO.    


ALGUNS DADOS ESTATÍSTICOS



Frota total de veículos do estado:  3.025.770
Operadores:       10.780   
Transações RENAVAM:  67.000 / dia
Transaçoes RENACH:   25.000 / dia
Transações SNG:      12.000 / dia
Licenciamentos:      7400 / dia
Processos abertos de veiculos: 4000/dia
Processos aberto 1 emplacamento: 889/dia

Média de Processos Abertos = 6.561/dia;
Média de Processos de 1° Emplacamento = 777/dia;
Aproximadamente 10.000 notificações / dia

Total de condutores : 2.485.380
Total ciretrans : 35
Media CNHs emitidas/dia 3.000
Media transacoes Renach /dia 50 mil

PROCESSO DE REGISTRO DE VEÍCULOS

O módulo de veículos abrange todo o processo de registro de veículos e acessórios diretos, como a integração ao Sistema Nacional de Gravames (SNG) com as suas transações e segurança, e o Registro Nacional de Veículos Automotores (RENAVAM) que interliga através de transações e consistências, todas as Unidades Federativas com o SERPRO.

IPVA - IMPOSTO SOBRE PROPRIEDADE DE VEÍCULOS AUTOMOTORES
A integração do IPVA com o Sistema de Registro de Veículos funciona através da geração de débitos anuais ou de processos, gerando dependência da conclusão de processos, de registro ou de licenciamento, à quitação de débitos de IPVA, incluindo Parâmetros Gerais (IPVA), Isenções / Redução de Alíquota, Parcelamento.

FISCALIZAÇÃO
O módulo de Fiscalização engloba todos os procedimentos da área de fiscalização de trânsito, embasados no CTB e na Resolução 149/CONTRAN, incluindo Registro de Entidades internas / externas que se relacionam com o sistema, Controle de talonário, Entrada de dados das infrações, Recursos de Infrações, Emissão de Notificações de Autos de Infrações, Módulo RENAINF, Relatórios analíticos e sintéticos de autos e recursos de infrações, Rotinas Integradas de módulos internos e a bases nacionais.

RENACH – REGISTRO NACIONAL DE CATEIRA DE HABILITAÇÃO

O módulo de habilitação abrange todo o processo de registro de habilitação e rotinas acessórias, inclusive as interações externas do sistema, com os Centros de Formação de Condutores e Clínicas Médicas Credenciadas, além da integração ao Registro Nacional de Condutores Habilitados (RENACH) que interliga através de transações e consistências, todas as Unidades Federativas com o SERPRO.




Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina S.A.
Empresa vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável
Rua Murilo Andriani, 327 - Bairro Itacorubi. Florianópolis - SC - CEP 88034-902 - Fax: (48) 3664-1399