Desde a posse da atual Diretoria em fevereiro de 2015, o desafio proposto foi de transformar o CIASC em uma empresa de referência em provimento de tecnologia da informação para o Estado de Santa Catarina. As avaliações da forma de atuação e da visão de negócio nos deram a garantia de que havia um grande potencial para criar um novo modelo de atuação, resultando num novo CIASC.



Impulsionado pelo desafio, foi construído o Planejamento Estratégico, estruturado com metodologias aceitas pelo mercado e executado pelos empregados para os próximos quatro anos, criando uma nova maneira de atuação das vice-presidências. A gestão por processos trouxe agilidade com a adoção do modelo PMGI – Produto, Mercado, Gestão Financeira e Institucional. Foram criadas as verticais de atuação, criando novos procedimentos de trabalho e visão do negócio.



A Vice-presidência de Tecnologia, segmentou suas atividades em: InfoviaSC - a grande rede de fibra óptica do governo; Data Center SC - a estrutura de processamento e armazenamento dos dados; Desenvolvimento de Software – sistemas, aplicações; Inteligência SC – voltada para tratamento e análise de dados; Produtos e Serviços – área encarregada de promover a integração dos produtos e serviços demandados; Normatização – padronização das demandas de TIC para o Estado.



Enquanto que Vice-presidência Comercial reformulou seus métodos de trabalho buscando sempre uma abordagem mais efetiva junto aos clientes, tendo como foco o resultado com a visão ganha-ganha. Por sua vez, a Vice-presidência Administrativa e Financeira focou seus trabalhos no desempenho empresarial adotando as melhores práticas e políticas do mercado.



Estas reformulações foram importantes não somente para melhorar e requalificar as atividades do CIASC, mas também para criar uma melhor estrutura de trabalho, voltada para a motivação e geração de valor, de novas ideias e de métodos de trabalho.



O futuro, em que a Internet das Coisas se prepara para ter bilhões de dispositivos conectados entre si, gerando dados e informações para melhor qualificar a tomada de decisão por parte dos governantes e aproximando as pessoas, é um momento de grande oportunidade para as empresas de TIC.



Uma empresa que foi concebida há 40 anos com a finalidade precípua de ser um centro de informática e automação do Estado de Santa Catarina, apresenta-se hoje em perfeita sintonia com os pilares da Nova era Digital.



É preciso no entanto acelerar sua trajetória, para estar permanentemente alinhada às novas tendências, buscando cada vez mais integrar o governo e conectar as pessoas. É isto que desejamos para os próximos 40 anos.



Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina S.A.
Empresa vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável
Rua Murilo Andriani, 327 - Bairro Itacorubi. Florianópolis - SC - CEP 88034-902 - Fax: (48) 3664-1399