5. Projeto na área de...

Projeto na área de educação recebe Prêmio Excelência em Governo Eletrônico 2011

Recife – PE (1/9/2011) – O 39° Seminário Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação para a Gestão Pública (Secop 2011) iniciou de quarta-feira (31), em Ipojuca, Pernambuco. Na noite de abertura, aconteceu a entrega da 10ª edição do Prêmio Excelência em Governo Eletrônico, no qual o grande vencedor foi o projeto Olimpíada de Jogos Digitais e Educação (OJE), da Secretaria de Educação de Pernambuco.

A OJE é um serviço educacional que estimula os processos de aprendizagem entre alunos e professores do ensino básico através do diálogo e da diversão em um ambiente web. Funciona como uma rede social com jogos digitais e atividades, que incluem desafios.

Além deste projeto, foram contemplados outros quatro na categoria e-administração pública: PPA Online, do Espírito Santo; SIM – Sistema de Indicadores e Metas, do Rio de Janeiro; Software Público Brasileiro, do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão; e Tecnologia e cidadania no atendimento dos detentos trabalhadores de Minas, de Minas Gerais. Já a categoria e-serviços públicos premiou: Portal gabinete digital, do Rio Grande do Sul; SEA – Sistema Eletrônico de Avaliação, do Amazonas; Sistema de Saúde Digital, da Bahia; e por fim, Sistema Integrado de Processamente, de São Paulo.

Ainda na abertura, houve a palestra do cientista-chefe do Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (C.E.S.A.R.), Sílvio Meira. “O cenário de TIC está exigindo um alto grau de criatividade e inovação”, destaca. Meira afirma que a associação de talento com tecnologia só funciona com espaço para desenvolver o espírito inventivo, priorizando requesitos como simplificação e qualidade dos produtos.

Nesta quinta-feira (1/9), a programação do seminário inclui uma palestra sobre o Plano Nacional de Banda Larga, com o presidente da Telebrás, Caio Bonilha; painel da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep), com o tema “Dados Abertos”, além de visita à feira de negócios. O Secop é realizado pela Abep em parceria com a Agência de Tecnologia de Pernambuco (ATI).