Ouvidoria      Proteção de Dados     Transparência

  1. Home
  2. /
  3. NOTÍCIAS
  4. /
  5. Presidente do CIASC e...

Presidente do CIASC e Secretário da Educação apresentam a Pré Matrícula Online para escolas públicas estaduais

O presidente do Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (CIASC), Ivan César Ranzolin, juntamente com o secretário de Estado da Educação, Eduardo Deschamps, apresentaram na manhã de ontem, terça-feira 28/11, as ações na tecnologia e inovação voltadas para as escolas da rede pública estadual. As novidades são a ampliação da conectividade das escolas com mais de mil alunos, que passarão a ter velocidade de 100 mbps, e a Pré Matrícula Online nas 39 escolas de Florianópolis.

Segundo Ranzolin, o CIASC está trabalhando com a política de conectar pessoas e Governo às escolas e investindo também em tecnologia. “A educação é o setor de maior importância e para colocarmos as pessoas em primeiro lugar, temos que começar pela educação”, afirma.

“A outra novidade é para o cidadão. Vamos testar primeiramente nas 39 escolas da cidade de Florianópolis, para depois ampliar para o resto do Estado. A previsão é recebermos cerca de 8 mil novas matrículas de forma online, facilitando para os pais e agilizando o processo nas escolas”, explica o Secretário ao falar da Pré Matrícula Online que inicia às 9 horas do dia 30 de novembro e termina às 23h59 do dia 11 de dezembro.

“Nós estamos criando um sistema que vai tornar todo esse processo mais rápido, mais cômodo, com muito mais conforto para os pais, e mais transparente. Na verdade, a gente começa com um trabalho que você tem desde a matrícula, que é a identificação do aluno que vai estudar na sua escola, até a contratação do professor que vai atuar com esse aluno na sala de aula e todo o processo de enturmação, de acordo com o espaço físico da escola. O primeiro teste que a gente fez com a rematrícula no ano passado funcionou bem”, detalhou o Secretário.

O primeiro passo para fazer a matrícula online é acessar o site matriculaonline.sed.sc.gov.br, fazer o cadastro na escola próxima da residência ou do trabalho dos responsáveis e para garantir a matrícula, o responsável precisa ir a Unidade Escolar entre os dias 12 e 15 de dezembro, com os documentos necessários em mãos:

– Comprovante de Ficha Cadastral;

– Certidão de Nascimento;

– Carteira de Identidade;

– Atestado de frequência com etapa/ano de 2017 ou histórico escolar;

– Comprovante de residência;

– Uma foto 3×4;

– Carteira de vacinação, para os estudantes do Ensino Fundamental;

– Fotocópia do CPF dos pais ou responsáveis.

As 39 escolas que farão parte da Pré Matrícula Online são:

Instituto Estadual de Educação (IEE), EEB Aderbal Ramos da Silva, EEB América Dutra Machado, EEB Dayse Werner Salles, EEB De Muquem, EEB Dom Jaime de Barros Câmara, EEB Dr. Paulo Fontes, EEB Edith Gama Ramos, EEB Getúlio Vargas, EEB Hilda Teodoro Vieira, EEB Ildefonso Linhares, EEB Intendente José Fernandes, EEB Irineu Bornhausen, EEB Januária Teixeira da Rocha, EEB Jornalista Jairo Callado, EEB José Boiteux, EEB Jurema Cavalazzi, EEB Lauro Müller, EEB Leonor de Barros, EEB Padre Anchieta, EEB Pero Vaz de Caminha, EEB Porto do Rio Tavares, EEB Presidente Roosevelt, EEB Prof. Anibal Nunes Pires, EEB Prof. Henrique Stodieck, EEB Profª. Laura Lima, EEB Rosa Torres de Miranda, EEB Rosinha Campos, EEB Simão José Hess, EEB Tenente Almáchio, EEF Baldicero Filomeno, EEF Gen. José Vieira da Rosa, EEB Julio da Costa Neves, EEF Severo Honorato da Costa, EEM Antônio Paschoal Apóstolo, EEM Henrique Veras, EEM Jacó Anderle, EEM João Gonçalves Pinheiro e EEM Pref Acácio Garibaldi Sao Thiago.

Os requisitos para ingresso na rede pública estadual são:

Ensino Fundamental:
– Criança com 6 anos a completar até 31 de março de 2017.

Ensino Médio e Educação Profissional:
– Ensino Médio e Cursos Técnicos Concomitantes ao Ensino Médio: alunos egressos do Ensino Fundamental.
– Curso de Magistério: 1ª série: alunos egressos do Ensino Fundamental e 3ª série: alunos com 2ª série do Ensino Médio completo ou egressos do Ensino Médio.
– Curso Técnico Subsequente (pós-médio): alunos egressos do Ensino Médio ou matriculados na 3ª série do Ensino Médio.

Educação de Jovens e Adultos (EJA):
– Ensino Fundamental: 15 anos completos no ato da matrícula.
– Ensino Médio: 18 anos completos no ato da matrícula.

Relacionados

Confira algumas de nossas soluções

Pular para o conteúdo