5. Portal do Governo de...

Portal do Governo de SC é alternativa segura para acesso a serviços em meio digital

Com a pandemia de coronavírus e aumento dos casos em Santa Catarina, os serviços digitais do portal de Serviços SC se tornaram uma alternativa segura para as pessoas acessarem serviços online, sem necessidade de deslocamentos. No portal, (www.sc.gov.br/servicos/) é possível encontrar 481 serviços estaduais. Desses, 117 são oferecidos em meio totalmente digital, sem necessidade de deslocamento, os demais ainda demandam de algum documento físico para serem efetivados. Os serviços são de áreas que vão da agricultura ao turismo, passando pela saúde e  assistência social.

“Em um mês ,o portal de serviços do Governo apresentou crescimento de 151% no número de acessos, o que nos mostra que com o uso de tecnologia e por meio dos serviços digitais o Governo continua atendendo as pessoas em suas necessidades”, disse o secretário de Estado da Administração Jorge Eduardo Tasca.

A Secretaria de Estado da Administração de Santa Catarina (SEA), responsável pelo portal de serviços, e o CIASC (Centro Integrado de Automação de Santa Catarina) que desenvolveu a plataforma, trabalham em conjunto com outros órgãos para que até 2022 todos os serviços disponíveis no portal possam ser totalmente digitais.

O portal catarinense já está integrado à plataforma do Governo Federal, GOV.BR,  permitindo autenticação única para os cidadãos catarinenses.

Alguns serviços recentemente lançados:

Outros serviços digitais em destaque são:

Tira-Dúvidas CoronaSC

O Tira-Dúvidas é um canal de Whatsapp criado pela equipe de Comunicação do Governo do Estado para esclarecer dúvidas da população sobre o novo Coronavírus. O serviço pode ser acessado também pela plataforma SC.GOV.BR. O número do serviço é (48) 3181-0480 e nele o usuário encontra uma lista de assuntos sobre o qual pode se informar, incluindo a prevenção ao vírus, o funcionamento de estabelecimentos durante a pandemia e as ações do governo para minimizar o impacto econômico.

Boletins de ocorrência online

Um dos serviços digitais que foi ampliado com o objetivo de minimizar o potencial de contágio e transmissão do novo Coronavírus (COVID-19) foi o de registros de boletim de ocorrências da pra Delegacia Virtual da Polícia Civil. Agora é possível, em caráter excepcional e temporário, registrar a maior parte dos crimes através de um computador ou celular com acesso à internet. Basta acessar o site Delegacia Virtual, ler as informações, escolher o tipo de ocorrência e preencher o formulário com precisão e veracidade.  A Delegacia Virtual e o site da Polícia Civil também foram desenvolvidos CIASC.

CNH e CRLV Digital

A versão digital da CNH pode ser emitida através do portal do Detran Digital (servicos.detran.sc.gov.br), e ser acessada, em celulares smartphone, pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito, que pode ser baixado gratuitamente na Play Store ou na App Store. Todo o processo pode ser realizado na Internet, e a CNH Digital fica disponível no celular do motorista.

Essa versão da CNH tem a mesma validade jurídica do documento físico, o que significa que é possível dirigir portando apenas a CNH Digital. Também já está disponível, a emissão do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo em meio eletrônico (CRLV-e). O proprietário que também quiser ter o documento físico poderá imprimi-lo com qualquer impressora em uma folha de papel A4 comum.