Perguntas feitas aos candidatos

Em relação à sua visão no papel da VPC, o que deve ser fortalecido e o que deve ser evitado?

 

Amilcar respondeu:

Com a nova direção da empresa, o CIASC tem a oportunidade para voltar a ser a referência de TIC do Estado. Não só no papel, mas “de fato”! Nesse sentido, acredito que a VPC deva atuar junto a Direção da empresa, incentivando o desenvolvimento do nosso capital intelectual, pois, muito além da infrarestrutura de rede e do parque tecnológico que o CIASC possui, nosso quadro de profissionais, altamente capacitado, é que será o responsável pela definição dos padrões TIC a serem utilizados pelo governo. Diante disso, devemos mantê-lo capacitado, bem como deve ser motivada a retenção deste quadro. Isso é fundamental para a consolidação da empresa no cenário estadual, e esta deve ser o papel da VPC junto a direção da empresa.

 

Dante respondeu:
“Devemos fortalecer nosso Capital Humano concomitantemente com um novo modelo de processo produtivo objetivando o cumprimento de nossos compromissos com os clientes, promovendo o estabelecimento de relações de confiança, satisfação e mais negócios. Não adianta sairmos à rua de terno e gravata, vendendo sonhos, sem estarmos preparados para atendê-los. Isto vira pesadelo para todos.
Devemos estabelecer contratos com base no valor percebido e não apenas no custo de produção.
Devemos evitar contratos abertos, onde o contratante não tem clareza do que está comprando e o contratado não sabe com clareza o que deve ser entregue.

 

Lindolfo respondeu:
Fortalecer: trabalho em equipe, papeis de atuação bem definidos e comunicação interna e externa.

 

Aracy respondeu:

Evitar: fazer ou aceitar pedidos de clientes sem aval e/ou respaldo das áreas envolvidas.”
“Fortalecer: Relação com os clientes, melhorar nível de satisfação.
Fortalecer ouvidoria, central de atendimento e relação pessoal junto aos clientes.
Dar mais transparência às ações da Empresa. Fortalecer contatos com outras empresas públicas co-irmãs
Ser evitado: Manter tudo como está.

 

 

 

Quais são os principais desafios comerciais a serem enfrentados nos próximos 2 anos?

 

 

Amilcar respondeu:

“O principal obstáculo comercial a ser enfrentado pelo futuro VPC é a imagem negativa que o CIASC tem junto a alguns clientes. O próprio presidente do CIASC constatou isso e divulgou em sua “”conversa com o presidente”” do dia 23/04/2015! É preciso mudar essa imagem. Acredito que esse seja o grande desafio do futuro VPC.
E para que isso aconteça, é preciso renovar! Caras novas, que transmitam credibilidade, mas com conhecimento técnico e experiência naquilo que oferecem. A credibilidade em nossa “”linha de frente”” será o ponto chave nesse processo de construção de uma nova imagem!
Outro desafio é o fato do governo ter sofrido queda na arrecadação. Com isso, as secretarias terão menos recursos para gastar. Visto de forma negativa isso pode ser um problema, porém, pode se tornar uma oportunidade, caso o VPC apresente novos produtos e serviços que auxiliem na redução de gastos ou em alguma forma de economia. Esse é um desafio muito interessante! Amilcar”

 

Dante respondeu:

“Reconstruir nossa imagem objetivando a manutenção dos clientes satisfeitos, a reconquista dos insatisfeitos e a conquista de novos clientes; Oportunizar negócios que garantam no mínimo o equilíbrio financeiro da empresa; recompor e manter o quadro de colaboradores;
Arrumar a casa de forma a proporcionar um ambiente que auxilie na superação dos desafios anteriores. Visitando a intranet do CIASC na sessão Eleições para Vice-Presidente Comercial – Conheça os Candidatos – Propostas de Trabalho, são descritos, em forma de objetivos específicos, o que entendo ser necessário trabalharmos.

 

Lindolfo respondeu:
Equipe reduzida, falta de processos documentados e formalizados.

 

Aracy respondeu:
“Manter os clientes e conquistar novos.
Voltar a desenvolver sistemas estratégicos para o governo, e fazer melhorias nos serviços prestados.
Disputar venda de produtos e serviços ao governo com as empresas que vendem milagres.”

 

 

Em relação à sua visão no papel da VPC, o que deve ser fortalecido e o que deve ser evitado?

 

Amilcar respondeu:

“O futuro VPC deve ter um perfil empreendedor. O ato de empreender consiste em identificar oportunidades de negócio e, nesse sentido, o futuro VPC deve, com base no conhecimento sobre os produtos e serviços que o CIASC provê, considerando também a capacidade de criar novos produtos e prover novos serviços, identificar oportunidades de negócio junto aos nossos clientes.
Além disso, é preciso ser comunicativo. Não há como o VPC ou a área comercial estar presente em todos os clientes, observando e identificando as oportunidades. É preciso contato direto com os gestores de produtos e projetos, com os gestores comerciais, enfim, com aqueles que passam mais tempo com o cliente e conhecem seu negócio. Só com uma gestão participativa será possível realizar a missão que a direção atribuiu ao VPC.”

 

Dante respondeu:
Conhecer e acompanhar o mercado que atua. Conhecer a capacidade / potencial do CIASC junto a este mercado oportunizando negócios e o estabelecimento de relações de confiança. Ser motivador no fomento à manutenção de um ambiente inovador. Ter e passar clareza dos objetivos e posicionamento estratégico da empresa. Ser agente promovedor de um ambiente colaborativo, capacitado, motivado e comprometido que favoreça o cumprimento de sua finalidade no âmbito de nossa empresa descrita no Regimento Interno como: Administrar os recursos voltados ao pleno atendimento dos clientes, aos contatos comerciais e à prospecção de novos negócios para o CIASC, no sentido de garantir o incremento dos níveis de negócio e o aumento do faturamento da Empresa.

 

Lindolfo respondeu:
Na atual situação principalmente gestor de pessoas.

 

Aracy respondeu:
“Ter habilidades de trabalhar em equipe, Direção precisa estar integrada. Ser capaz de planejar e fazer prospecção de possíveis clientes.
Conhecer os produtos da Empresa.
Ter habilidades para organizar as equipes da área comercial.
Ser um profissional que possui paciência e dedicação.”

 

* Por questão de coerência estão publicados apenas as respostas dos candidatos que responderam no PRAZO FINALIZADO em 04/05/2015 e às 19:00.  Quaisquer problemas ou recursos dirija-se à comissão eleitoral.