5. Palestra do Projeto Tamar...

Palestra do Projeto Tamar encerra semana de conscientização ambiental no Ciasc

O Centro Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (Ciasc) realizou desde a segunda-feira, 3 de junho, até essa sexta-feira (7) a semana de conscientização ambiental dentro da instituição. Esta foi a primeira vez em que o Ciasc promoveu ações neste sentido para provocar a reflexão dos funcionários em relação às problemáticas ambientais do mundo atualmente.

A palestra ministrada por Juliane Rizzi, oceanógrafa e assistente técnica da Fundação Pró-Tamar, teve como tema “Conectando com o problema dos lixos nos oceanos”, que levanta um debate sobre os danos do lixo para as tartarugas marinhas. Além disso, no dia 8 de junho é celebrado o Dia do Oceano em mais de 70 países.

O oceano cobre cerca de 71% da superfície do planeta e tem papel essencial para a estabilidade da vida na terra. Porém, esse ecossistema está ameaçado nos dias atuais por três fatores: pesca, mudanças climáticas e a poluição. A ONU, por exemplo, lançou uma campanha intitulada de “Mares Limpos” com o objetivo de conter a maré de plásticos jogados nos oceanos e que vem se espalhando pelo mundo.

O Ciasc teve como objetivo além de provocar a reflexão de seus funcionários, estimular a mudança de hábitos para que todos tenham consciência do lixo produzido por cada um todos os dias não só no ambiente de trabalho, mas também em suas casas. Ações como estas ajudam a abrir a visão das pessoas para agirem em prol do seu planeta e, consequentemente, da sua própria qualidade de vida.