ONG Contas Abertas aprova novo Portal da Transparência

O novo Portal da Transparência do Governo do Estado de Santa Catarina é um instrumento de controle social que possibilita ao cidadão acompanhar tudo o que o Estado arrecada em impostos, taxas e outras receitas, bem como a aplicação detalhada desses recursos. Facilitar a experiência do usuário no acesso à informação foi a premissa na concepção do produto, guiando as escolhas tecnológicas aplicadas no desenvolvimento da infraestrutura e dos filtros de pesquisa.

Entre as inovações presentes no portal destaca-se a introdução do conceito de linguagem natural (recuperação da informação) desenvolvida pela equipe multidisciplinar do CIASC e implementado na funcionalidade “Pergunta Cidadã”. Desde o seu lançamento em fevereiro de 2017 até meados de maio, o Portal foi acessado por mais de 100.000 usuários com aproximadamente 600.000 visualizações de páginas.

O Portal foi recentemente aprovado pela ONG Contas Abertas, que em 2011 recebeu o  Prêmio Transparência e Fiscalização Pública, concedido pela Mesa Diretora e Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados, após ser apresentado pela diretoria de Contabilidade Geral da Secretaria da Fazenda de Santa Catarina.