Novos Talentos forma jovens na área de games e entretenimento digital

Florianópolis (31/10/2011) – Catorze estudantes com idades entre 11 e 17 anos receberam, nesta segunda-feira (31), o diploma de conclusão de curso do projeto Novos Talentos. Durante o evento, que aconteceu no auditório da Fecomércio, em Florianópolis, foi lançado o jogo Eco Aventura, desenvolvido pelos alunos. O projeto é uma realização da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS) e do Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (Ciasc), por meio do programa do SC Games.

Para o presidente do Ciasc, João Rufino de Sales, o Novos Talentos é uma excelente iniciativa de inserir jovens no mundo tecnológico. “Com a didática oferecida pelo curso, com oficinas e treinamentos, o aluno poderá desenvolver suas habilidades e fazer parte de uma área que cresce continuamente”, declara. Durante o curso, iniciado em abril, os jovens tiveram aulas de qualificação de base que ajudam a identificar o potencial, estimular e iniciar a preparação de talentos para o segmento de jogos e entretenimento digital.

Esta é a terceira turma do projeto que, iniciado em 2009, tem como objetivo estimular e preparar profissionais e cidadãos para o mercado de games, entretenimento digital e cinema de animação. A coordenadora-geral de projetos e parcerias da SDS, Lúcia Dellagnelo, que na ocasião representou o secretário, Paulo Bornhausen, lembrou outros projetos também desenvolvidos na secretaria na área educacional. “No plano SC@2022 temos o programa específico EducaçãoTec SC para formação profissional dos jovens catarinenses, com foco no setor de Tecnologia da Informação e Comunicação”, relata. Ela cita ainda o Geração TEC, que conta com turmas em Florianópolis e está em processo de inscrição e seleção em Lages, além dos projetos Educação para inovação e sustentabilidade e Médiosuper TEC.

Estiveram presentes também na solenidade a cordenadora do Novos Talentos, Márcia Regina Battistella; o diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da SDS, Milton Luiz Horn Vieira; o diretor de Gestão e Desenvolvimento Acadêmico da Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc), Carlos José de Carvalo Pinto; o presidente da Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (Acate), Rui Luiz Gonçalves; o professor e diretor da Vertical Games da Acate, Denis Kerr Coelho; além de demais autoridades.