Ouvidoria      Proteção de Dados     Transparência

  1. Home
  2. /
  3. NOTÍCIAS
  4. /
  5. Mais de mil pedidos...

Mais de mil pedidos da 2ª Via Rápida do documento de identidade foram feitos na 1ª semana

A nova tecnologia de atendimento desenvolvida pelo CIASC entrou no ar na segunda metade de junho

Desde o último dia 18, o site do Instituto Geral de Perícias de Santa Catarina (IGP-SC) conta com uma opção de 2ª Via Rápida, que permite que parte da população do estado faça todo o processo de solicitação da 2ª via da carteira de identidade (RG) online, sem precisar comparecer à uma unidade do IGP. A funcionalidade, que foi desenvolvida pelo Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (CIASC), teve 1038 pedidos feitos na 1ª semana, portanto com uma semana a ferramenta já havia evitado mais de mil comparecimentos às unidades do IGP do estado.

Ao fim da 1ª semana de operação, 337 dos novos RGs já estavam prontos. Entretanto, embora a ferramenta elimine a necessidade de um 1º comparecimento ao IGP, para solicitar a 2ª via, os cidadãos precisam ficar atentos ao fato de que ainda é necessário ir ao IGP na hora de retirar o documento. Portanto, sem a 2ª Via Rápida o usuário precisaria ir duas vezes ao IGP, uma para solicitar a nova identidade e outra para retirá-la, e com a 2ª Via Rápida ele só precisa comparecer presencialmente para a retirada. O cidadão também precisa atentar para o fato de que não é possível alterar as informações do documento original ao usar a 2ª Via Rápida, portanto ela não pode ser usada, por exemplo, por pessoas que tenham alterado o sobrenome ao se casar e precisam da 2ª via para substituir a identidade “de solteiro”  

A redução da necessidade de atendimentos presenciais tem sido um foco de todos as instituições estaduais durante a pandemia, por isso IGP e CIASC deram prioridade para a criação dessa ferramenta. Como principal responsável pelo desenvolvimento de tecnologias para os serviços públicos estaduais, o CIASC tem trabalhado em diversas soluções que visam garantir que a população consiga ser atendida sem enfrentar aglomerações.  

Relacionados

Confira algumas de nossas soluções

Pular para o conteúdo