5. Governo do Estado irá...

Governo do Estado irá instalar rede de internet com fibra óptica em Lages até o final de 2016

O governador Raimundo Colombo esteve reunido na tarde desta quinta-feira, 16, na Casa da Agronômica, em Florianópolis, com o presidente do Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (Ciasc), Luiz Antônio da Costa Silva e com o presidente da Telecomunicações Brasileiras S/A (Telebrás), Jorge Bittar, para assinatura do termo entre Telebrás e Ciasc. O objetivo é instalar a rede de fibra óptica em Lages, na Serra Catarinense, para melhorar a qualidade e a velocidade.

“É como se você tivesse construindo estradas só que para passar informações e dados. Isso gera um clima de modernidade e eficiência, o que incentiva a instalação de novas empresas e indústrias na cidade, além de cursos de tecnologia“, disse Colombo.

O governador destacou a importância da nova rede que vai ligar também ao Órion Parque de Lages, o primeiro a ser inaugurado dos 13 Centros de Inovação em todo o Estado. “Estamos instalando os Centros de Inovação no Estado e a nova rede vai ajudar muito na estrutura do prédio trazendo um ganho extraordinário”.

A rede vai levar internet aos órgãos estaduais, às escolas públicas, aos postos de saúde e ao Órion Parque Tecnológico. Serão 50 quilômetros de rede que estarão prontos em até o final de 2016. “Todo mundo vai ganhar com essa parceria, tanto a iniciativa privada, com a melhoria do acesso à internet, quanto a iniciativa estadual e municipal com a possibilidade de ter uma rede onde todos os órgãos estejam conectados entre si por fibra óptica de altíssima velocidade. A gente espera conectar os primeiros pontos até o final de outubro ou início de novembro”, explicou o presidente do Ciasc.

O Ciasc será responsável por fornecer materiais e ferragens para instalação dos cabos, realizar o projeto de licenciamento da rede, além de arcar com os custos de aluguel dos postes com a concessionária de energia e a manutenção da rede de cabos de fibra óptica no município.

A Telebrás vai realizar o investimento na aquisição dos cabos de fibra óptica de acordo com a especificação do projeto. “Estou convencido de que vamos fazer um belo trabalho na cidade e que com certeza será um grande estímulo para a economia. Sabemos que a Internet é um vetor da economia moderna”, enfatizou Jorge Bittar.

Também participaram do encontro o gerente regional sul da Telebrás, Gilberto Paganotto; o diretor de operações da Eletrosul, Antônio Waldir Vitorio; e o gerente do Departamento de Telecomunicações da Eletrosul, Marcos Benedet, e o ex-presidente do Ciasc, Roberto Amaral.