5. Encontro discute tecnologia nos...

Encontro discute tecnologia nos serviços públicos

O presidente do Ciasc, Roberto Amaral, participou da abertura do I Fórum de Cidades Digitais da Grande Florianópolis. O evento, organizado pela Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com a Prefeitura de São José, reuniu prefeitos e gestores de seis estado brasileiros para tratar de soluções e iniciativas tecnológicas para melhorar os serviços prestados ao cidadão.

“Em tempos de crise a inovação tem sido o grande diferencial quando o objetivo é melhorar a eficiência dos serviços prestados e diminuir os gastos. Fazer mais, por menos e com mais qualidade deve ser o lema das administrações públicas para melhorar a vida das pessoas”, ressaltou Roberto.

O evento teve a participação do Secretário de Inclusão Digital, do Ministério das Comunicações, Jefferson D’Avila de Oliveira e entre os principais pontos abordados estão a interligação dos prédios públicos, distribuição de internet gratuita, uso de câmeras de segurança para monitoramento das vias urbanas, georreferenciamento e disponibilização de governo eletrônico (e-gov), este último que visa, pela internet, facilitar o acesso a serviços como emissão de certidões, guias e alvarás, por exemplo.

Atualmente Santa Catarina aparece entre os principais pólos tecnológicos do país e é papel do Ciasc garantir que esse crescimento continue. Prova disso é a instalação dos 13 centros de inovação que vem acontecendo desde 2011 no estado e devem funcionar como espaços para reunir profissionais de diferentes áreas com o objetivo de inovar processos e criar tecnologias para as suas regiões.