5. Ciasc realiza ações de...

Ciasc realiza ações de conscientização ambiental na semana do Meio Ambiente

O Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (Ciasc) realiza nesta semana ações de conscientização em referência ao Dia do Meio Ambiente, comemorado no dia 5 de junho, e ao Dia do Oceano, celebrado em 8 de junho. Organizada pelos funcionários da instituição, as iniciativas incluem intervenções no corredor do Ciasc, chamando atenção para os lixos jogados no oceanos. Além disso, na sexta-feira, dia 07 de junho, será realizada uma palestra pelo Projeto Tamar com o tema “Conectando com o problema dos lixos nos oceanos”, às 15h, no auditório do Ciasc.

Para Gabriel Ferrari, Analista de Sistemas, um dos organizadores da ação, “muito do que vai para o lixo não é lixo de fato, pode ser transformado, reciclado, evitando a degradação do meio ambiente. Foi assim que surgiu a ideia de trazer essa reflexão, nos questionando e apoiando milhares de ações ao redor do planeta sobre a atitude do ser humano em relação ao meio ambiente. Especificamente no contexto escolhido pelo Ciasc, focamos na degradação dos Oceanos”, explica.

Segundo estudos divulgados no Fórum Econômico Mundial de Davos no último ano, até 2050 os oceanos terão mais plásticos do que peixes. E até 2025 eles devem estar três vezes mais poluídos do que atualmente. Os plásticos levam cerca de 450 anos para se decompor.

Bruna Coelho, Coordenadora de Administração, acredita que “é fundamental a redução na geração de resíduos na sociedade de maneira geral. E uma empresa como o CIASC, que entende a importância da preservação ambiental e enxerga a oportunidade de redução de custos, precisa conscientizar seus funcionários, para que estes repliquem a ideia em suas residências e até em seus círculos sociais. As gerações futuras e a vida marinha agradecem!” finaliza.