5. Ciasc promove atividades na...

Ciasc promove atividades na 8ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Começou nesta segunda-feira (17) a 8ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, com eventos em todo o país que objetivam popularizar o tema, atrair o interesse de mais estudantes para a área de pesquisas e conscientizar os cidadãos sobre a relevância da ciência e da tecnologia no cotidiano. O Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (Ciasc) é o primeiro órgão estadual participante, com palestras que iniciam na terça (18) até sexta-feira (21), sempre às 14h, no auditório da instituição. “Esta semana queremos desmistificar a tecnologia, mostrá-la acessível para a população”, relata o presidente do Ciasc, João Rufino de Sales.

Na terça-feira (18), acontecerá a apresentação do tenente-coronel da Polícia Militar, João Ricardo Busi da Silva, intitulada “Sistema de Reconhecimento Facial – Uma realidade em Santa Catarina”. O sistema de captura de imagens analisa em tempo real as características faciais das pessoas, mesmo em ruas ou em meio a eventos, e permitirá identificar foragidos da Justiça ou pessoas dadas como desaparecidas.

Abordando o tema “Mudanças Climáticas e Prevenção de Riscos Ambientais”, o pesquisador do Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Ciram), da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), Carlos Eduardo Sales de Araújo, proferirá sua palestra na quarta-feira (19).

O presidente do Ciasc falará sobre “Guerra Cibernética”, na quinta-feira (20). Finalizando as atividades da 8ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, na sexta-feira (21), o secretário-adjunto da Defesa Civil, major Márcio Luiz Alves, fará uma exposição sobre risco de desastres no Estado.