5. Ciasc projeta rede interligada...

Ciasc projeta rede interligada entre órgãos públicos para melhorar qualidade da internet

Um projeto para melhorar a qualidade da internet e a comunicação nos órgãos públicos está em andamento no Estado. O trabalho é conduzido pelo Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (CIASC) e consiste em interligar em uma única rede todos os órgãos estaduais, municipais e até federais.

A proposta foi apresentada nesta segunda-feira pelo presidente do CIASC, Roberto Amaral, ao secretário do Desenvolvimento Regional de Lages, João Alberto Duarte. O programa InfoviaSC consiste em ampliar consideravelmente o sinal de internet em todas as regiões catarinenses, possibilitando acesso rápido e seguro à rede mundial de computadores.

Por meio de fibras óticas, a velocidade que sai do servidor central do CIASC passará de 10 Mb para 10 Gb, um aumento de mil vezes. Este sinal será enviado aos órgãos públicos nas principais cidades do Estado e será compartilhado entre todos os usuários, inclusive nas escolas.

Os estudantes que receberam tablets, por exemplo, terão o benefício de uma internet de grande qualidade, e os professores poderão acessar seus conteúdos na própria escola. “É um avanço que vai melhorar a vida de muita gente”, diz Roberto Amaral.

Atualmente, o programa é desenvolvido em Joinville, onde o governo do Estado investiu R$ 2,8 milhões e a prefeitura aplicou mais R$ 1,8 milhão para uma rede de 200 quilômetros de fibra ótica para atender 240 pontos. O sistema deve ficar pronto em até quatro meses na maior cidade catarinense.

Em Blumenau, a prefeitura já sinalizou que destinará R$ 5 milhões para contar com o serviço. Já para Lages, o presidente do CIASC busca viabilizar o sistema, e um levantamento é feito para apurar quantos quilômetros de fibra ótica serão necessários, quantos pontos serão atendidos e qual o investimento a ser feito. Não há previsão de quando o serviço será implantado em Lages, mas estima-se em um ano o tempo de obras para deixar tudo pronto.

======================================================

Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Lages

Pablo Gomes – Jornalista

(49) 3289.6232 / 9926.6775 (Tim-WhatsApp) / 9136.1555 (Vivo)