5. CIASC implementa plataforma inovadora...

CIASC implementa plataforma inovadora para Segurança Pública de Santa Catarina

O Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (CIASC), em conjunto com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), lança hoje, 27/03, no complexo da SSP, a plataforma INTEGRA, sistema que realiza a integração da segurança pública a partir da unificação dos bancos de dados e dos boletins de ocorrências das forças policiais.

O desenvolvimento do projeto foi dividido em fases devido ao grande desafio tecnológico, sendo que a entrega de hoje representa relevância significativa, pela integração das bases de dados de todas as delegacias.

Entre os principais benefícios gerados pela plataforma podemos citar:
A integração entre os boletins de ocorrências das Polícias Militar e Civil, garantindo maior agilidade nos processos de trabalho das forças policiais;
A utilização de tecnologias mais modernas confere otimização de rotinas de segurança;
A implantação de novos procedimentos de controle evita retrabalho durante o registro das ocorrências;
A reformulação do módulo de boletins de ocorrência e modernização da interface;
A geração de estatísticas com maior qualidade;
A utilização de tecnologias online de mapas melhora a capacidade do sistema identificar com maior precisão a localização do evento;
A visualização das zonas com maior número de ocorrências (“manchas de calor”) está entre as novas funcionalidades disponíveis com o uso de novas tecnologias.

Durante o desenvolvimento do sistema foram empregadas estratégias e metodologias modernas, tal como o desenvolvimento ágil, que possibilitaram à SSP conhecer e interagir com a aplicação durante o curso do seu desenvolvimento.

“Esta plataforma é fruto do trabalho de alguns anos de uma equipe composta pelos representantes de todas as instituições envolvidas, polícia civil, militar e instituto geral de perícia, e contou com o trabalho extraordinário de desenvolvimento pelo CIASC. Provocado a contribuir para a realização desta meta do governo do Estado, o CIASC com sua equipe de desenvolvimento montou uma força tarefa e entregou a plataforma em tempo recorde e quatro dias antes do prazo estabelecido”, afirmou o Comandante Araújo Gomes, atual Secretário de Segurança Pública do Estado de Santa Catarina.

O sistema que hoje entra em produção resulta do esforço, cooperação e da troca de conhecimento entre a SSP e o CIASC. Agradecemos a todos os funcionários que estiveram envolvidos, direta ou indiretamente, para entregar à sociedade catarinense este novo produto, que se caracteriza como uma grande inovação na era do Governo Digital.