Ouvidoria      Proteção de Dados     Transparência

  1. Home
  2. /
  3. NOTÍCIAS
  4. /
  5. Ciasc desenvolve integração de...

Ciasc desenvolve integração de sistemas de dados para Secretaria de Educação

O Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (Ciasc) disponibilizou, esta semana, um sistema de migração de dados para a Secretaria de Estado de Educação (SED). O trabalho, realizado em dois meses, consiste na integração do Sistema de Gestão Educacional de Santa Catarina (Sisgesc), do Governo do Estado, e o Educacenso, do Governo Federal.

Segundo a analista de sistemas do Ciasc, Moema Luz Cargnin, antes era necessário inserir as informações nos dois módulos, separadamente. “Os dados que estão no Sisgesc são os necessários para o Ministério da Educação, portanto o que fizemos foi facilitar o trabalho. Alguns dados que faltavam foram acrescentados, adaptando o sistema estadual ao Educacenso”, explica.

O Educacenso é uma ferramenta permite obter dados individualizados de cada estudante, professor, turma e escola do país, tanto das redes públicas e privada. A partir dos dados do Educacenso, é calculado o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e planejada a distribuição de recursos para alimentação, transporte escolar e livros didáticos, entre outros. “Portanto as informações precisam estar atualizadas, para que estes recursos sejam repassados para o Estado”, conta Moema.

Segundo ela, o projeto-piloto foi executado no Instituto Estadual de Educação. A partir de 2014, toda a rede pública estadual terá a integração dos sistemas. “Este projeto trará muitos benefícios para o Estado e as avaliações iniciais são positivas”, declarou o vice-presidente de tecnologia do Ciasc, Ricardo Bonifacio.

Relacionados

Confira algumas de nossas soluções

Pular para o conteúdo