5. CIASC apresenta sistemas de...

CIASC apresenta sistemas de Service Desk para clientes nesta quinta-feira (30)

A apresentação aconteceu no auditório da instituição e reuniu órgãos estaduais e municipais.

O Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (CIASC) realizou na tarde desta quinta-feira, 30 de maio, uma apresentação dos sistemas de Service Desk para órgãos estaduais que são clientes do CIASC, entres eles a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), Secretaria de Educação (SED), Secretaria de Estado da Saúde (SES), Secretaria de Estado da Fazenda (SEF), Prefeitura Municipal de Florianópolis (PMF) e a Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania (SJC), Tribunal de Justiça (TJSC).

A gerente comercial do CIASC, Márcia Nazareth, afirmou que “a apresentação dos novos sistemas é uma forma de dar maior visibilidade das demandas para os clientes. As ferramentas em questão são consolidadas e vêm como mais uma forma de somar resultados”.

O sistema Service Desk é dividido em dois tipos de demanda, de software e de infraestrutura, JIRA e GLPI, respectivamente. Por meio dele é possível a abertura de solicitações via e-mail que geram um ticket que permitirá o melhor acompanhamento das demandas.

O Jira e o GPLI funcionam como ferramentas de gerenciamento, cada um para sua especificidade. O GLPI é destinado para helpdesk, um tipo de serviço para solicitações e soluções. Já o Jira possibilita integração com outros tipos de gerenciamento de projetos e, por meio disso, mais agilidade. O sistema de Service Desk permitirá o registro de protocolos incidentes e requisições sobre ativos de TIC, quando previamente cadastrados pelo CIASC, tendo uma única via de entrada de demandas, possibilitando a mensuração e otimização de processos.

O Coordenador de soluções de Fazenda, Marcelo Tavares, após apresentar o JIRA, ressaltou que a partir da apresentação as instituições irão avaliar a necessidade de uso da ferramenta. “Com a utilização das ferramentas é que surgirão as dúvidas que serão encaminhadas para nossa equipe de relacionamento com o cliente por meio do representante de cada secretaria. Nossa equipe sanará essas dúvidas e também as usarão como feedback para melhorias”, finaliza.

O analista Rui Bergmann, que apresentou o GLPI, conversou com alguns dos convidados que se mostraram bastantes interessados na solução.