5. CIASC adapta sistema do...

CIASC adapta sistema do programa Uniedu para atender novas exigências

As mudanças atendem a ampliação do programa de bolsas que recebe R$ 206,4 milhões de reais neste ano

O UNIEDU, programa de bolsas de educação superior da Secretaria de Educação do Governo de Santa Catarina, destinado ao acesso da população economicamente vulnerável ao ensino superior, sofreu uma série de alterações em 2020. Por conta disso, o Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (CIASC) está trabalhando para garantir que o sistema que cuida da concessão de bolsas se adeque às mudanças. Uma das principais novidades é que com a nova regulamentação do Uniedu, será possível atender um número maior de estudantes.

Uma das funcionalidades implementadas pelo CIASC é a ferramenta que faz o cálculo do Índice de Carência (IC) de cada candidato à bolsa. Com exceção de algumas bolsas que possuem valores fixos, o IC é usado na definição da porcentagem da mensalidade que será paga para cada estudante, de 25% à 100% do valor total, com limite de um salário mínimo para bolsas de pesquisa e extensão e dois salários mínimos para outras modalidades, como a graduação. Esse índice também serve para definir a ordem de prioridade do acesso às bolsas, garantindo a preferência aos candidatos mais vulneráveis.

Outra mudança importante, relacionada às alterações feitas pelo governo estadual, foi feita para garantir a renovação automática semestral das bolsas. Isso porque anteriormente o bolsista precisava participar de um novo processo seletivo a cada semestre, enquanto agora o benefício é concedido até o final do curso, desde que o bolsista apresente o desempenho acadêmico necessário.

A interface também foi modernizada, para facilitar a navegação dos bolsistas, e o sistema passou a registrar os valores repassados para o pagamento das bolsas, aumentando a transparência e o controle da Secretaria de Educação (SED) sobre o processo. Para aumentar a transparência, também foi criada uma página listando as instituições de ensino credenciadas, os estudantes cadastrados, os cursos oferecidos e as bolsas de estudo.