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Nos dias 10 e 11 de Novembro de 2017, o CIASC esteve presente no VII Congresso Lean, organizado e sediado pela UFF (Universidade Federal Fluminense), na cidade de Niterói, Rio de Janeiro.

Este é um dos principais eventos com o intuito de promover a integração dos conhecimentos e práticas empresariais e acadêmicas, em torno dos princípios e filosofia Lean, a qual tem seu foco na melhoria de qualidade e redução de desperdícios em produtos e serviços.

O Lean Manufacturing teve sua origem a partir do Sistema Toyota de Produção, fundado pelo executivo da Toyota Taichi Ohno, nos anos 50.

Além de mesas redondas, palestras e cursos o evento reuniu empresas públicas privadas de diferentes portes que compartilharam suas experiências utilizando o Lean.

Durante o evento, o Ciasc apresentou o case “Delegacia Virtual: provisão enxuta aplicada a Segurança Pública” por meio do gestor de produtos Daniel San Martin.

O trabalho demonstra como os princípios Lean foram utilizados de forma inovadora na construção da Delegacia Virtual da Polícia Civil de Santa Catarina. Dentre os princípios que guiaram o trabalho podem-se destacar o de consumo enxuto, que prega a eliminação de atividades que não agregam valor ao cidadão, aumento do seu envolvimento e a gestão de alocação de pessoal baseado nas necessidades do cidadão, além dos princípios da provisão enxuta que prima, principalmente, pela resolução do problema do cidadão completamente, o não desperdício de tempo e a oferta do atendimento como, onde e quando o cidadão deseja.

A nova plataforma de atendimento on-line evita que o cidadão pegue fila ou se desloque até uma delegacia quando não for necessário e o ajuda no correto preenchimento do boletim de ocorrência.
Por outro lado, reduz drasticamente o tempo e o trabalho do agente público, proporcionando uma redução do tempo de atendimento de 25 minutos normalmente gasto em delegacia física para até 2 minutos, já que se faz necessário apenas conferir o homologar o que foi informado pelo cidadão, permitindo ainda maior previsibilidade na alocação de pessoal.

Com a Delegacia Virtual foi possível obter mais 300 mil registros de boletim de ocorrência pela internet entre 14/05/2015 e 28/08/2017, oferecendo agilidade e praticidade para o cidadão e policiais.

O Engenheiro de Produção Danilo Martins, deixou suas impressões após a apresentação: “O trabalho versou sobre a otimização do processo de delegacias em Santa Catarina por meio da aplicabilidade Lean, trazendo uma redução de desperdícios e otimização dos custos para o Estado. O Lean atende a esse novo contexto digital ao visar na melhoria de atendimento do cidadão”.

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