m7ytn 01.fw

O aplicativo ARESC, desenvolvido pelo CIASC e pela Agência Reguladora de Serviços Públicos de Santa Catarina (Aresc), permite que as pessoas comuniquem à Aresc vazamentos de água e esgoto em vias públicas. Inicialmente, estará habilitado para os municípios de Florianópolis, São José, Biguaçu, Antônio Carlos, Santo Amaro da Imperatriz, Paulo Lopes e Criciúma e a intenção é que os municípios de Lages, Itajaí e Balneário Camboriú recebam a funcionalidade até o final de outubro.

O objetivo do APP é contribuir com os recursos hídricos da região, evitando o desperdício de água em calçadas e ruas e proporcionando a diminuição de custos operacionais. “Se conseguirmos diminuir 15% das perdas de água do Brasil, teríamos uma economia de cerca de R$ 3 bilhões em um ano”, garante o gerente de regulação da Aresc, Silvio Cesar Rosa.

Uma vez instalado, o aplicativo já exibe a tela que contém a opção de comunicar ocorrências. O usuário precisa então selecionar a localização instantânea, por meio do GPS do celular, e cadastrar seu nome e contato telefônico. Em seguida, seleciona o tipo de ocorrência – vazamento de água ou de esgoto – e envia fotos do vazamento. Depois, a ocorrência passa pela central da ouvidoria da Aresc e chega à Casan.

O aplicativo está disponível gratuitamente para celulares com sistema operacional Android e iOS.

Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina S.A.
Empresa vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável
Rua Murilo Andriani, 327 - Bairro Itacorubi. Florianópolis - SC - CEP 88034-902 - Fax: (48) 3664-1399