uibiuO Observatório da Despesa Pública (ODP) é uma unidade permanente da Controladoria-Geral da União (CGU) apoiada em tecnologia da informação para a produção de informações que visam monitorar os gastos públicos. O objetivo do ODP é contribuir para o aprimoramento do controle interno, identificar indícios de irregularidades e funcionar como ferramenta de apoio à gestão pública. Esse projeto foi destaque no relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

O ODP.SantaCatarina, representado pela Secretaria de Estado da Fazenda (SEF), tem como compromisso em 2017 a implantação de um piloto do Projeto de Expansão do ODP.municipal, avançando no processo de ampliação da rede ODP para pelo menos 3 municípios catarinenses, conforme definido em convênio com à CGU. Nesta etapa, foram convidados a participar do projeto, 19 municípios catarinenses.

Este Projeto tem o apoio institucional e de infraestrutura tecnológica do CIASC, que desenvolveu um protótipo do Portal do ODP.municipal para disseminar a participação dos municípios na rede ODP. Em fevereiro último, a CGU aprovou o projeto piloto que deverá ser desenvolvido por Santa Catarina e será focado nos municípios de menor porte que tenham dificuldade de ter sua própria estrutura de tecnologia.